Um total de 244 estudantes das 19 Unidades Regionais de Educação (URE`s) inscreveu seus projetos para participar dos Programas Parlamento Estudantil Maranhense e Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). No estado, o Parlamento Estudantil é executado por meio de um convênio firmado entre a Seduc e a Assembleia Legislativa. A Seduc é responsável pela coordenação de ambos os projetos.
O objetivo dos programas é levar o estudante a pensar na sua realidade, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas. Assim, os estudantes, junto às suas escolas, devem elaborar um projeto de lei propondo soluções para problemas na comunidade em que vivem, na escola em que estudam.
Participam da seleção estudantes com idade entre 16 e 22 anos de idade, de escolas públicas e privadas do Maranhão, matriculados 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou o 2º, 3º ou 4º do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.
Os projetos inscritos estão sendo avaliados por uma comissão constituída por técnicos da Seduc, envolvendo todas as URE`s. “Os projetos concebidos pelos estudantes demonstram a preocupação deles com suas realidades e a forma como desejam protagonizar essas mudanças”, disse avaliadora dos projetos Elizabeth Marinho, da URE Santa Inês.
“Esse ano superamos as demais edições, com o maior número de inscritos. A fase agora é de seleção desses projetos. Doze deles serão encaminhados à Câmara Federal, esta por sua vez selecionará três para representar o Maranhão em Brasília. Os outros nove remanescentes já estão classificados com mais 12 que virão de todo o estado para participar do Parlamento Estudantil Maranhense, que será realizado na Assembleia Legislativa, em outubro”, explicou Rose de Carvalho, coordenada dos programas na Seduc.
A lista dos projetos, alunos e escolas inscritas está disponível AQUI.
Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI