Um dos espaços mais movimentados e comentados do stand da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na Expoema 2025 é, sem dúvidas, o de gastronomia. Na tarde desta segunda-feira (1º), quem passou pelo local pode saborear pratos autênticos como a Torta de Camarão Maranhense e uma Cocada Cremosa, preparadas na hora pelos alunos do curso técnico em Gastronomia do IEMA Rio Anil, integrantes do programa Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (Ejatec). A ação vai além da degustação: é a materialização de meses de preparação teórica e prática em sala de aula, demonstrando a capacidade técnica, habilidade e o talento dos estudantes da Rede Estadual.
A Ejatec é uma iniciativa pioneira do Governo do Maranhão que oferece formação profissional gratuita e de qualidade em 26 cursos técnicos, distribuídos em 8 eixos tecnológicos. O curso de Gastronomia, com carga horária que varia entre 800 e 1200 horas, combina técnicas culinárias, gestão e valorização da cultura alimentar maranhense.
Anderson Everton, Supervisor de Educação Profissional e responsável pelo eixo de gastronomia do stand, destacou o caráter pedagógico e profissional da participação. “Isso aqui é mais que uma aula; é um exercício de autonomia de nossos estudantes, trabalho em equipe e gestão de tempo. Eles estão vivenciando na prática a rotina de um evento gastronômico, sob pressão, com criatividade e técnica. É a culminância de um processo de aprendizado que reúne qualificação e identidade cultural”.
Além das degustações – que acontecerão todos os dias, com cardápios variados e típicos –, os visitantes podem conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em outras frentes que fortalecem a educação pública no estado. O stand da Seduc na Expoema 2025 segue até domingo (07), sempre das 15h às 20h, no Parque Independência, em São Luís.
Fonte: Seduc/MA
02/09:2025
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI