15/04/2024 3:14 pm

Governo do Estado promove campanha “O Maranhão que Queremos” nas escolas públicas da rede estadual

O primeiro plano de desenvolvimento a longo prazo do Estado, o Plano Maranhão 2050, está em debate em sala de aula. Os adolescentes e jovens da rede pública de ensino estadual vão poder expressar qual é o Maranhão que eles desejam para daqui 26 anos. A campanha “O Maranhão que Queremos” propõe um concurso de redação e produção de vídeos nas escolas, cuja premiação será um notebook para cada aluno vencedor das quatro categorias de disputa. A submissão de trabalhos é realizada junto a um professor orientador e tem como prazo o dia 17 de abril. Os finalistas da Campanha terão lugar de honra na cerimônia de premiação e lançamento do Plano Maranhão 2050, prevista para o dia 15 de maio.

A campanha é fruto de uma parceria das Secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e da Educação (Seduc). Para participar, é necessário ser aluno do ensino fundamental ou médio regularmente matriculado em escolas públicas estaduais maranhenses e inscrever-se em uma das seguintes categorias: Estudantes do Ensino Fundamental – Séries Finais (6º ao 9º ano); Alunos do Ensino Médio Regular em Tempo Parcial; Discentes do Ensino Médio Regular em Tempo Integral (Centros Educa Mais); e Estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em Tempo Integral (IEMAs Plenos e Vocacional Integrados).

Para o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Felipe Camarão, a campanha “O Maranhão que Queremos” dá voz aos estudantes maranhenses.

“Nossos estudantes têm papel de protagonismo e podem muito bem contribuir com as discussões do poder público estadual. Queremos, com a campanha, incentivar cada vez mais o exercício da cidadania entre nossos estudantes, estimulando para que sejam sempre atuantes em suas comunidades”, explica Felipe.

A diretora-geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Cricielle Muniz, enfatizou a importância da participação dos estudantes na Campanha.

“No Iema, nossos estudantes são incentivados a pensarem em soluções que podem transformar a realidade que eles estão inseridos. Por isso, tenho certeza que eles têm muito a contribuir com o debate, com ideias inovadoras que dialogam com as prioridades estratégicas do Maranhão”, afirmou Cricielle.

Para o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, esta é uma oportunidade de ampliar a participação da população no planejamento público.

“Estamos muito felizes com essa parceria, porque, quando discutimos o Plano Maranhão 2050 nas escolas, nós atendemos uma das principais diretrizes do governador Carlos Brandão, que é ouvir a população. Esse plano pensa em um futuro ainda melhor para todos nós e nada mais justo do que escutar o que nossa juventude tem a dizer”, disse Vinícius.

Sobre a Campanha

As produções dos jovens terão que abordar perguntas norteadoras sobre o futuro do Estado. Cada categoria de disputa responde a um destes questionamentos: “Qual o Maranhão que eu quero em 2050?”, “O que você quer ver no Maranhão do futuro?”, “Pelo que o Maranhão será reconhecido em 2050?” e “Como transformar o Maranhão em um estado desenvolvido?”.

Os premiados e seus respectivos responsáveis participarão também de um cronograma de visitação às instituições do governo. Os estudantes não residentes na Grande Ilha terão direito a custeio de despesas com passagem, hospedagem e alimentação para a participação no lançamento do Plano Maranhão 2050.

Os trabalhos podem ser enviados até o dia 17 de abril e a divulgação dos finalistas ocorrerá no dia 22 de abril, no site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br). Além das produções vencedoras, os seis vídeos e textos de cada categoria mais bem pontuados entrarão em um e-book especial da campanha.

Todos os arquivos inscritos na campanha “O Maranhão que Queremos” serão armazenados em uma pasta denominada “Cápsula do Tempo”, que será aberta em 2050 em uma cerimônia especial.

Mais informações sobre a Campanha podem ser conferidas no edital publicado no site da Seduc e disponível no site do Plano Maranhão 2050 (maranhao2050.ma.gov.br).

Plano Maranhão 2050

Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da linha de crédito do PROFISCO II, o Plano Maranhão 2050 representa um marco histórico como o primeiro Plano Estratégico de Longo Prazo do Estado do Maranhão. Seu objetivo é fortalecer o planejamento estadual, garantir a continuidade das políticas públicas e institucionalizar um modelo de gestão para resultados.

O projeto tem a coordenação técnica da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, com a parceria da Secretaria de Estado da Fazenda, além de contar com uma Comissão formada pelo Governo do Maranhão, Academia, Setor Privado e Sociedade Civil.

Confira os documentos da campanha “O Maranhão que Queremos”:

EDITAL Nº 15/2024 – SEDUC
NOVO CRONOGRAMA – EDITAL Nº 15/2024 – SEDUC/MA