O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nos últimos dias, importantes ações de fortalecimento da política de inclusão digital na Rede Estadual, com a entrega de tablets educacionais do programa Tô Conectado aos estudantes das Unidades Regionais de Educação (UREs) de Chapadinha e Itapecuru. A iniciativa reafirma o compromisso do Estado com a modernização do ensino público, a equidade no acesso às tecnologias educacionais e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
A URE Chapadinha recebeu mais de 17 mil tablets educacionais, entregues em evento realizado no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A ação contemplou estudantes dos 14 municípios que integram a regional: Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paulino Neves, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Bernardo e Tutóia.
Os equipamentos entregues contam com chip de dados, disponibilizando 20 GB de internet mensal, o que assegura conectividade para o acesso a plataformas educacionais, conteúdos pedagógicos, materiais didáticos e demais ferramentas digitais que apoiam o desenvolvimento das atividades escolares, tanto no ambiente presencial quanto remoto.
Já na URE Itapecuru, foi realizada a entrega de mais de 13 mil tablets educacionais aos estudantes da rede, em solenidade no Centro Educa Mais Ayrton Senna. A ação beneficiou os municípios de Anajatuba, Belágua, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos e Vargem Grande, reunindo estudantes, gestores escolares e autoridades locais.
Para a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, o programa representa um avanço significativo na garantia do direito à educação com qualidade e equidade. “O Tô Conectado é uma política estratégica que amplia oportunidades e reduz desigualdades. Ao garantir acesso à tecnologia e à internet, estamos fortalecendo o protagonismo dos nossos estudantes e oferecendo melhores condições para que eles aprendam, pesquisem e construam seus projetos de vida”, destacou.
A iniciativa também impacta diretamente a rotina dos estudantes. Para Carlos Gabriel, aluno do Centro de Ensino Professor Newton Neves, de Itapecuru, o tablet representa mais do que um equipamento tecnológico. “Antes, eu tinha muita dificuldade para pesquisar e acessar conteúdos fora da escola. Agora, com o tablet e a internet, consigo estudar melhor, assistir às aulas, fazer trabalhos e me preparar para os vestibulares. Isso faz muita diferença para o nosso futuro”, afirmou.
O programa Tô Conectado integra o macroprograma Educação de Verdade e tem como finalidade promover a inclusão digital no contexto escolar, garantindo aos estudantes da rede pública estadual acesso a dispositivos tecnológicos e conectividade, como instrumentos estratégicos para o fortalecimento das aprendizagens.
Com a ampliação da entrega de tablets, o Governo do Maranhão consolida o uso pedagógico das tecnologias digitais na rede estadual de ensino, contribuindo para uma educação pública mais inclusiva, equitativa e alinhada às diretrizes da política educacional do Estado
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI