O governo do Maranhão entregará neste sábado (6), às 16h, a reforma geral do Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), a nova quadra poliesportiva coberta e a academia da saúde, ambas no prédio anexo da escola, beneficiando aproximadamente 6 mil estudantes e a comunidade local. Na ocasião, o governador Flávio Dino assinará a Medida Provisória assegurando gratificação para servidores que cursaram o programa Pró-funcionário, um pleito antigo do corpo técnico da escola.
Identificada como a maior escola pública da América do Sul, o Cintra é sediado é um prédio histórico onde funcionou a fábrica têxtil Rio Anil, no fim do século XIX e início do XX, e não passava por uma reforma estrutural desde o início dos anos 1990. A escola possui 16.878,15m² de área construída com 60 salas de aula, além de outros espaços como cozinha, refeitório, teatro, sala de oficinas, laboratórios, entre outros.
O Cintra passou por uma reforma completa na estrutura, incluindo: revisão do telhado, instalação elétrica, instalação de novas luminárias, instalação de ventiladores nas salas de aula, piso novo no refeitório e cozinha, melhorias nos jardins e paisagismo, pintura geral da escola, reforma do teatro e revisão elétrica. O serviço foi executado considerando detalhes como cores das tintas utilizadas, manutenção de paredes, telhado e estrutura metálica.
Na obra executada por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), comandada pelo Secretário Clayton Noleto, em parceria com Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foram investidos recursos da ordem de R$ 1.134.246,05.
Quadra
Com investimento de R$ 400 mil, foi construída uma nova quadra poliesportiva em substituição à antiga quadra que não tinha cobertura e estrutura adequada para a prática esportiva, estando há anos desativada aguardando por reforma. A obra foi realizada em parceria com o Mateus, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Também foi construída uma Academia da Saúde que, além de atender a comunidade escolar, beneficiará a comunidade do Anil.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destaca a importância das obras no Cintra, que beneficiarão tanto a escola, quanto a comunidade do entorno. “A reforma e esses equipamentos que serão entregues são importantes, não somente para a escola, que é a maior da rede pública que nós temos, mas também para a comunidade do Anil. O ginásio poliesportivo e a academia da saúde, por exemplo servirão para a prática de educação física, o esporte educacional, melhorando o desempenho escolar, além da qualidade de vida de alunos e da comunidade do entorno. Esta é uma das 800 obras que estão sendo realizadas pela Sinfra, sob o comando do secretário Clayton Noleto, que desenvolve em todo o Maranhão, com muita competência e esmero, obras que estão melhorarando não somente as escolas, mas a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.
Pró-funcionário
Outro benefício do governo do estado destinado à comunidade escolar do Cintra é a MP que será assinada pelo governador Flávio Dino, assegurando a gratificação de estímulo profissional a técnicos administrativos lotados no Cintra, que concluíram os cursos do programa Pró-funcionário, reivindicação histórica da categoria.
Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI