Comunidade Escolar do C.E. Humberto de Campos recebe equipe da Ouvidoria da Seduc e da Ouvidoria Geral do Estado
Equipes do Projeto ‘Conversando com a Escola’ desenvolvido pela Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Ouvidoria Geral do Estado foram recebidas, nesta sexta-feira (10), pela comunidade escolar do C.E. Humberto de Campos, no bairro de Fátima, em São Luís, para uma roda de conversa.
O projeto tem o objetivo de promover a participação da comunidade escolar na gestão e estimular a formação cidadão dos estudantes da rede pública estadual. Para isso, inicialmente está percorrendo as escolas da Unidade Regional de Educação de São Luís (URE), apresentando para a comunidade escolar o trabalho que é desenvolvido pelo setor e dialogando sobre a importância da participação de todos na busca por uma educação de qualidade. A ideia é sair campo da escuta por telefone ou e-mail e viabilizar uma escuta mais próxima e qualificada da comunidade escolar, para avaliação dos serviços e de políticas públicas educacionais e ao mesmo tempo, proporciona aos gestores informações gerenciais para intervenções sistêmicas na administração pública.
“O nosso objetivo é apresentar à comunidade escolar os nossos mecanismos de transparência e de ouvidoria para o cidadão. E é importante que a comunidade escolar participe da construção da educação do Maranhão. É uma possibilidade para que eles digam como querem que a escola funcione, como a estrutura da escola deve ser. É o próprio aluno dizer como quer que a educação seja feita, por exemplo: se eles querem uma ”, disse Marcos Caminha, Ouvidor Geral do Estado, que participou da conversa no C.E, Humberto de Campos.
Comunidade Escolar do C.E. Humberto de Campos recebe equipe da Ouvidoria da Seduc e da Ouvidoria Geral do Estado
No C.E. Humberto de Campos técnicos da Ouvidoria da Seduc e da Ouvidoria Geral do Estado puderam conversar com estudantes, professores e gestores. A equipe da Ouvidoria falou do trabalho desenvolvido junto à comunidade, com o propósito de ser um canal de aproximação, tanto do público externo, como daquele que faz parte da rede de ensino, com a Seduc.
Para o estudante Sérgio Manuel, aluno do terceiro ano da referida escola, essa conversa é de grande importância para levar a voz dos estudantes para as pessoas que planejam a educação no estado. “ Eu achei muito bacana, porque, eles como representantes direto do governo vêm aqui ouvir a gente. Nada mais justo que isso. Porque, por exemplo: se a escola vai passar por reforma, nada melhor que ouvir a gente para saber o que a gente precisa, pois, somos nós que no dia a dia estamos na escola, que usufruímos da escola e dos benefícios. Muito boa a ideia de se aproximar da gente”, enfatizou Sérgio.
“Acho que é importante este passo que governo está dando em vim para a escola escutar os alunos e professores sobre os problemas do dia a dia, das questões que envolvem a educação. E importante que a comunidade escolar saiba que existe este canal que facilita que a nossa voz chegue a que precisa ouvir. É uma tentativa muito acertada de aproximação do governo com a comunidade e um reconhecimento de que o povo é importante”, disse a Andréa Sousa, professora de Biologia.
Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI