A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início às aulas do Preparatório PAES UEMA ENEM 2025, projeto da Plataforma Gonçalves Dias que se consolida como o maior intensivo gratuito do estado, preparando candidatos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão (PAES/UEMA).
Em 2024, o projeto alcançou números impressionantes. Foram 19.393 horas de aulas ministradas, atingindo mais de 200 milhões de estudantes em todo o estado. O canal oficial no YouTube registrou 70.800 inscritos e acumulou mais de 1 milhão de visualizações. “Estamos democratizando o acesso à educação de qualidade. Para 2025, ampliamos em 30% a carga horária e implementamos novas ferramentas pedagógicas que farão a diferença na preparação dos nossos estudantes”, afirmou a secretária de Educação, Jandira Dias, durante a aula inaugural.
A grande novidade desta edição é o sistema de simulados inteligentes, que promete revolucionar a forma como os alunos se preparam. Segundo superintendente de informação e avaliação do Desempenho educacional, Pedro Alcântara, a plataforma de avaliação foi desenvolvida para gerar relatórios personalizados. “Cada estudante receberá um diagnóstico preciso de seu desempenho, com indicações claras sobre quais conteúdos precisam de reforço. É como um raio-x do conhecimento”, explicou.Além dos simulados, o preparatório mantém sua estrutura consagrada de aulas diárias transmitidas ao vivo, material didático exclusivo acessível via QR Code e um banco com mais de 5.000 questões comentadas de edições anteriores do ENEM e PAES UEMA. Todas as provas seguem o sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item), o mesmo utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio.
A professora do preparatório, Michelle Caldeira, reforçou a angulação das aulas para os conteúdos para as provas de acesso ao ensino superior. “As nossas aulas focarão nos principais conteúdos que costumam ser mais frequentes nas provas de vestibulares, com dicas das informações principais e resoluções de questões para que todos os estudantes tenham o melhor desempenho possível.”
Para participar, basta acessar o canal “Plataforma Gonçalves Dias” no YouTube, inscrever-se e ativar as notificações. O primeiro simulado está marcado para 15 de setembro, com 180 questões no formato ENEM. A Seduc estima que mais de 15 mil estudantes maranhenses participem desta edição, que seguirá até as vésperas das provas oficiais.
“Este preparatório representa mais do que aulas – é uma política pública transformadora. A cada ano, vemos mais jovens maranhenses conquistando seu lugar nas universidades, e isso nos motiva a melhorar sempre”, finalizou a secretária Jandira Dias, reforçando o compromisso do governo estadual com a educação de qualidade.“As nossas aulas focarão nos principais conteúdos que costumam ser mais frequentes nas provas de vestibulares, com dicas das informações principais e resoluções de questões para que todos os estudantes tenham o melhor desempenho possível.”
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI