28/09/2015 12:41 pm

Professores da rede pública concluem curso de Língua Espanhola

Professores do Sistema Estadual de Ensino e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) concluíram, nesta sexta-feira (25), o curso de ‘Atualização em Língua Espanhola’, promovido pela Embaixada da Espanha no Brasil, por meio do Conselho de Educação e, articulado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o IFMA.

“Nós estamos muito contentes e muito gratos com essa parceria e colaboração da Secretaria de Educação do Estado e do IFMA, por manter esse curso de atualização dos professores de espanhol. Esse um trabalho é muito importante, porque o Espanhol cada vez mais tem um peso maior na sociedade e no contexto do mercado de trabalho, é fundamental por conta do Mercosul, cada vez mais empresas se instalam no mercado exterior”, destacou Raúl de la Iglésia David, Consul da Espanha em São Luís.

O curso com duração de 40 horas foi destinado especificamente a professores do Sistema Estadual de Ensino e do IFMA, da capital e do interior. É um curso padrão que já foi realizado mais de 500 vezes em vários estados brasileiros, nos últimos dez anos e o objetivo é atualizar o conhecimento dos professores de Língua Espanhola, em exercício de sala de aula. “É uma maneira de promover intercâmbio e, ao mesmo tempo, melhorar o ensino da Língua Espanhola nas escolas”, José Maria Durán, Assessor Técnico da Embaixada da Espanha.

“Foi muito importante, porque a gente pode ter uma visualização da Língua Espanhola, partindo da perspectiva de um espanhol. Quando você ouve a pronúncia de determinadas palavras, de um nativo, é outra realidade. A gente aprende muito mais”, enfatizou Olivia Pavão, professora do sistema estadual e também do IFMA.

“É como um intercâmbio cultural, que permite a gente ir além do que está nos livros. Na língua espanhola são quatro dialetos, então durante as aulas você ouve os professores espanhóis pronunciando as palavras, você vê a diferença. E foi bom esse contato, esse aprendizado”, ressaltou Fernanda Carvalho, professora do Sistema Estadual e do IFMA, em Barreirinhas.

A Seduc discute com a Embaixada Espanhola, a possibilidade de ampliar a parceria. “O que a Seduc deseja é que este curso deixe de ser apenas de atualização, e passe para a categoria de formação continuada, ampliando assim, o tempo e a garantia de continuidade, além da possibilidade de ofertar outros cursos para que alunos também sejam contemplados”, disse a Professora Socorro Leal, Coordenadora da Rede de Formação da Seduc.

3 Nova imagem

Professores de espanhol das escolas estaduais participaram do curso

(Fotos Lauro Vasconcelos)

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI