A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoverá, de 17 a 19 de setembro, um seminário formativo voltado para a Educação Especial. Com o tema “Inclusão e Acessibilidade na Educação Especial: Princípios e Práticas”, o evento ocorrerá no Palácio Henrique de La Rocque, a partir das 14h do dia 17, com a presença da secretária Jandira Dias.
Realizado por meio da Supervisão de Modalidades e Diversidades Educacionais (Supmode), o encontro tem como objetivo principal instrumentalizar gestores, coordenadores, profissionais administrativos e professores das escolas comunitárias da Região Metropolitana da Grande São Luís. A iniciativa busca aprofundar conhecimentos e habilidades para assegurar uma atuação mais preparada e capacitada em sala de aula, garantindo uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes, com foco nas diversas especificidades e necessidades individuais.
A programação contempla cerca de 500 cursistas das redes de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, marcando um esforço significativo para fortalecer as práticas pedagógicas e a estrutura de apoio nas escolas comunitárias.
Serviço
O quê? Seminário “Inclusão e Acessibilidade na Educação Especial: Princípios e Práticas”
Quando? Quarta-feira, 17 de setembro
Horário: 14h
Local: Auditório Palácio Henrique de La Rocque
Sugestão de sonora:
Jandira Dias, secretária de educação do Estado
Cláudia Oliveira, assessoria das escolas comunitárias da Seduc
PROGRAMAÇÃO DA FORMAÇÃO NOS DIAS 18 E 19 DE SETEMBRO DE 2025
Data: 18 e 19/09/2025
Horário: 9 às 11h30
Local: Auditório do CEM Almirante Tamandaré
Mesa: Orientações sobre Atendimento Educacional Especializado.
Palestrante: Lucilene Rodrigues
TEMA DA MESA:
Apresentar sobre os serviços da Educação Especial, quanto à dinâmica do Atendimento Educacional Especializado;
•. Socializar as legislações que orientam sobre o atendimento da Educação
Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
•. Identificar o público-alvo da Educação Especial;
•. Orientar quanto à realização de matrícula do/a estudante público-alvo da
Educação Especial no ensino regular e Sala de Recurso Multifuncional (SRM);
•. Reforçar quanto à importância da institucionalização do AEE no Projeto
Político Pedagógico (PPP) da escola;
•. Orientar quanto ao fluxo e atuação do/a professor/a AEE Tutor, no contexto
das salas de aulas do Ensino Regular;
•. Compreender as diferenças e relações entre o Atendimento Educacional
Especializado e o processo de escolarização;
Horário: 14 às 17h30
Palestrante: Gisele Araújo
Mesa 2 – Conhecendo a avaliação biopsicossocial para levantamento das necessidades educacionais específicas: Modelo social da deficiência.
TEMA DA MESA:
•. Demonstrar como a avaliação biopsicossocial contribui para a identificação de barreiras no ambiente escolar que impactam a aprendizagem de estudantes com deficiência;
•. Refletir sobre práticas pedagógicas inclusivas, baseadas nas necessidades
Identificadas por meio da avaliação biopsicossocial;
•. Estimular o trabalho intersetorial (educação, saúde, assistência social) na
construção de planos educacionais individualizados (PEI);
•. Promover o respeito à diversidade e o direito à educação de qualidade para
todos os estudantes, com base em uma abordagem centrada na pessoa.
Data: 19/09/2025
Horário: 9 às 11h30
Formador: Gestores dos Centros e Núcleo Especializados da Educação Especial
Mesa 3 – Apresentação dos serviços ofertados nos Centros e Núcleo Especializados da Educação Especial e oficina de como proceder no atendimento dos estudantes e de suas famílias respectivamente – Elaboração de plano de ação dos comandantes do grupo de ecoterapia e cinoterapia da PMMA para apresentar o trabalho e os benefícios das referidas terapias.
TEMA DA MESA:
•. Apresentar os serviços ofertados nos Centros e Núcleo Especializados da Educação Especial, a saber: Centro de Educação Especial Padre João Mohana, Centro de Educação Especial Helena Antipoff, Centro de Educação Especial Ana Maria Patello Saldanha- CAP/MA, Centro de Educação Especial Maria da Glória Costa Arcangeli-CAS/MA e Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação.
•. Apresentar os serviços da PMMA nas seguintes terapias Ecoterapia e
Cinoterapia
Horário: 14 às 17h00
Formador: Lucilene Rodrigues e Gisele Araújo
Mesa 4 – Dinâmica da Sala de Recurso Multifuncional; Orientações para a elaboração do Plano de Trabalho Individualizado.
TEMA DA MESA:
•. Conhecer a dinâmica das SRMs, frente às possiblidades do fazer em
Educação Especial;
•. Orientar a construção do Plano Individualizado de Trabalho do AEE,
refletindo sobre sua organização e funcionamento com base no que é posto
na Resolução nº 04/2009;
•. Fomentar práticas pedagógicas inclusivas que reconheçam e atendam às
necessidades específicas de cada estudante;
•. Ressaltar com os professores do AEE a importância da elaboração,
implementação e monitoramento do Plano Educacional Individualizado
(PEI), garantindo que os estudantes consigam personalizar o ensino de
maneira eficaz;
•. Realizar oficinas para elaboração do PEI.
17h00 – Encerramento (Boi de Morros)
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