2/02/2024 10:20 am

Inscrições abertas para o Programa Fullbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI) com duração de um semestre acadêmico (05 meses) em universidade americana, voltado para aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação.

O curso é destinado a professores do ensino médio da rede pública estadual e/ou municipal que atendam os seguintes requisitos: a) ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio; b) ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal; c) dispender atualmente, no mínimo, de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular; d) possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010; e) ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês; f) será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior; g) ter proficiência em inglês; h) e ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana.

Destaca-se que educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada.

Os candidatos passarão por três seleções – estadual, nacional e internacional: i) na estadual, conduzida localmente, a avaliação deverá ser feita pela Seduc, preferencialmente, levando em conta o projeto individual (Inquiry Project) que será avaliado em todas as etapas de avaliação nacional e internacional; ii) na nacional, que será organizada em três fases, as propostas serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright e CONSED; iii) na internacional, todas as candidaturas dos países participantes do programa Fulbright DAI serão revisadas por um Comitê composto por especialistas em educação em Washington, D.C. O Comitê recomendará as candidaturas para considerações finais e aprovação do J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB).

A inscrição para a etapa estadual da Seduc deverá ser realizada até 20 de março de 2024, por meio do e-mail seducfulbrightma@gmail.com. Para o referido e-mail, o candidato deverá enviar Inquiry Project e o documento FY24 Fulbright DAI Aplication (Anexo) devidamente preenchido.

Seleção dos professores

A Seduc irá selecionar até quatro professores para a fase nacional: a indicação será feita no dia 25 de março de 2024, depois de serem avaliados os projetos produzidos. A estes professores selecionados, serão encaminhados via e-mail, os documentos necessários para serem preenchidos a fim de serem aptos para a participação na seleção nacional.

A seleção nacional é de inteira responsabilidade da Comissão Fulbright Brasil e a Seduc prestará o suporte necessário aos professores indicados, principalmente no que se refere ao preenchimento do formulário de inscrição on-line, em inglês, disponível em: https://oas.irex.org/fulbrightdai/, que deverá ser submetido, impreterivelmente, até 8 de abril de 2024.

Aos professores interessados em participar da seleção estadual e que desejarem maiores informações sobre o Programa Fulbright, clique aqui e aqui e saiba mais.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI