5/06/2020 4:48 pm

Projeto Aprender: Dentro e fora da escola!

Acreditamos que ações do dia a dia são extremamente ricas e podem ser fontes de inúmeros aprendizados relevantes para as crianças. Além de fortalecer o vínculo, situações corriqueiras como a hora do banho ou das refeições podem ser oportunidades para favorecer o desenvolvimento dos pequenos.

Pensando nessa perspectiva e com o objetivo de dar apoio às redes municipais maranhenses de Educação Infantil e aliviar os impactos desse momento difícil e necessário para o enfrentamento do Covid-19, o Laboratório de Educação (Labedu) em parceria com Secretaria de Estado da Educação está disponibilizando uma série de vídeos e áudios às famílias com o objetivo de apoia-las para que possam transformar os momentos cotidianos em espaços de interação e aprendizagem, sendo possível aproveitar este tempo em que as crianças estão em casa para potencializar dimensões do desenvolvimento infantil que poderão trazer imensos ganhos cognitivos, afetivos e de sociabilidade.

Nessa página, disponibilizaremos áudios educativos e livros, que ajudarão vocês, pais e responsáveis, a manter suas crianças em casa, aprendendo e desenvolvendo habilidades.

Aproveite o Espaço de leitura:

 

Ouça nossos áudios educativos:

Todas as semanas traremos podcasts com sugestões de atividades que unem pais/responsáveis e crianças, seja na hora do banho, da alimentação, na hora de dormir e na hora e brincar.

Semana 1: Nesse áudio, a formadora Maria traz a sugestão de atividade ‘Vamos guardar os brinquedos?’, indicada para crianças de 1 a 3 anos. Aperte o play!

Clique aqui e baixe este Podcast

 

Semana 2: Agora a atividade se chama ‘Conversas na hora do banho’. Nesse áudio, a formadora Maria traz sugestões de atividades indicadas para crianças de 3 anos e também para crianças de 4 e 5 anos. Aperte o play!

Clique aqui e baixe este Podcast

 

Semana 3: Você já parou para pensar que o momento da alimentação, pode ser rico em aprendizagem para as crianças? Nesse áudio, a formadora Maria explica como estimular os sentidos durante os momentos de alimentação, com sugestões de atividades indicadas para crianças de 1 a 5 anos. Aperte o play!

Clique aqui e baixe este Podcast

 

Semana 4: Retomar a contação de uma história bem conhecida para as crianças pode ser uma boa oportunidade para que elas ampliem a sua capacidade de imaginação. Nesse áudio a Maria explica um pouco mais dessa atividade para crianças a partir de 1 ano. Aperte o play!

Clique aqui e baixe este Podcast

 

Semana 5: As crianças estão sendo apresentadas ao mundo e, pouco a pouco, ele vai sendo apresentado e ganhando contorno a partir de experiências promovidas pelos adultos. A formadora Maria explica como ajudar os pequenos a conhecer o próprio corpo e partes dele, em mais uma brincadeira para a hora do banho. Aperte o play!

Clique aqui e baixe este Podcast

 

Semana 6: Mais uma vez a Maria ajuda papais e mamães a usarem a contação de histórias para expandir os ensinamentos os pequeninos, como brincar com os sons dos animais, por exemplo. Já com as crianças mais velhas a exploração fica por conta da experimentações sobre as ações e intenções dos personagens. Aperte o play!

Clique aqui e baixe este Podcast

 

Semana 7: Agora a sugestão que a Maria propõe vai explorar a capacidade investigativa e imaginativa dos pequenos com a atividade ‘Brincando com a sombra’. Aperte o play!

Clique aqui e baixe este Podcast

 

Semana 8: ‘Brincando com as palavras’ essa é a atividade sugerida pela Maria para ensinar os sons para crianças de todas as atividades por meio das palavras.Vamos tentar? Aperte o play!

Clique aqui e baixe este Podcast

 

Semana 9: A Maria compartilhou diversos áudios com o  objetivo de partilhar sugestões de atividades e leitura de histórias para crianças de 0 a 6 anos de idade, falar e ser ouvido; conviver; brincar; contar e comparar; escutar a leitura de textos; explorar e questionar; e experimentar e apreciar diferentes formas de arte. Esse conteúdo está e estará sempre disponível aqui. Aperte o play e confira!

Clique aqui e baixe este Podcast

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI