2/10/2017 5:00 pm

3º ‘Simuladão Mais Ideb’ será realizado nesta terça-feira (3) e mobilizará aproximadamente 290 mil estudantes da rede estadual

WhatsApp Image 2017-06-12 at 08.55.15

3º ‘Simuladão Mais Ideb’ mobilizará aproximadamente 290 mil estudantes da rede estadual

Mais de 200 mil estudantes da rede estadual de ensino participarão do 3º ‘Simuladão Mais Ideb’, que acontece nesta terça-feira (3), nos 217 municípios. O simulado é mais uma ação integrante do Plano Mais Ideb e tem por objetivo fazer uma avaliação diagnóstica para levantamento das aprendizagens devolvidas e consolidadas pelos estudantes da rede de ensino.

Contemplado no eixo ‘Acompanhamento Pedagógico do Rendimento’, o simulado avalia as habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas com base na Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática para todas as séries, ao mesmo tempo que prepara os estudantes para o Enem.

As provas serão realizadas em todas as escolas de Ensino Médio da rede estadual nos 217 municípios maranhenses e a perspectiva é envolver aproximadamente 290 mil estudantes das três séries do Ensino Médio Regular.

A aplicação do ‘Simulado Mais Ideb’ terá uma dinâmica similar à Prova Brasil. Os cadernos de provas estão divididos em quatro blocos, sendo os dois primeiros de Matemática e os demais de Língua Portuguesa. Cada bloco contém 10 questões e o estudante terá um tempo de 2 horas e 40 minutos para responder as provas, sendo que o tempo destinado à resolução de cada bloco será de 30 minutos, seguidos de mais 10 para marcação do caderno de resposta.

Assim como nos demais simulados, o 3º Simuladão Mais Ideb valerá nota para os estudantes e o resultado será apresentado na forma de boletim de desempenho estadual e por regional com a indicação dos percentuais de acerto por item/habilidade para reflexão e definição de uso pedagógico adequado ao resultado encontrado.