26/08/2015 1:53 am

Eixos

*Eixo Ensino Médio Integrado em Tempo Integral que desenvolverá uma proposta para atendimento do Ensino Médio, tendo em vista o desenvolvimento de uma formação integral; As ações prevêem o desenvolvimento de uma política curricular que visa integrar as etapas referentes ao desenvolvimento de ações curriculares coordenadas; e ainda, ações de formação na perspectiva do letramento em todas as áreas por meio do Pacto de fortalecimento do Ensino Médio.

*Eixo Formação Continuada dos prossionais da educação que articulará com os setores a política de formação continuada SEDUC em Leitura, escrita, Educação Matemática e letramento em todas as áreas; a formação de gestores escolares em processo formativo inicial e continuado;formação de coordenadores/supervisores escolares, tendo em vista subsidiar o trabalho pedagógico dos professores; e o acompanhamento na formação de professores no Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio;

*Eixo Regime de Cooperação Técnica com os Municípios desenvolver-se-á através da cooperação técnica com os municípios, incluído o programa “Escola Digna”; atendimento pedagógico às escolas municipais, visando oferecer subsídios para elaboração e implementação de orientações curriculares a partir das diretrizes nacionais e estaduais; bem como, o plano de continuidade do processo de municipalização do Ensino Fundamental; a certicação dos professores alfabetizadores; a política de apoio às secretarias municipais, escolas públicas, prioritariamente as que se encontram em situação crítica; a política de apoio e fortalecimento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos municípios;

*Eixo Gestão Educacional que realizará a eleição de gestores das unidades de ensino, estabelecendo critérios para inscrição, escolha e acompanhamento de todo o processo de alcance das metas apresentadas pelos gestores no plano de melhorias da escola; a realização de processo formativo dos gestores escolares, instituindo a certicação e acompanhamento da prestação de contas da gestão;

*Eixo Avaliação Institucional e da Aprendizagem que se refere à realização de avaliação diagnóstica de alfabetização, a fim de obter informações sobre o processo de leitura, de escrita e do nível de letramento dos estudantes; realização de avaliação dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e do 3º ano do Ensino Médio; estabelecimento de uma política de avaliação e acompanhamento da repetência e do abandono; bem como, a instituição do índice de desenvolvimento da educação maranhense.

*Eixo Pesquisa, Ciência e Tecnologia: terá a função de estruturar uma política de desenvolvimento de atividades que envolvam a alfabetização cientíca por meio da pesquisa e aplicação de novas tecnologias, no intuito de estabelecer um novo olhar para o ensino e aprendizagem por meio das mediações tecnológicas, para aproximar cada vez mais o estudante da pesquisa por meio dos laboratórios virtuais e laboratórios físicos em atendimento a uma educação que se propõe de forma mais dinâmica e prática, atendendo aos pressupostos de uma educação transformadora e dialética.

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