12/01/2016 1:52 am

Governo inicia formação para professores do Projovem Urbano

Professores participam da formação no Projovem Urbano.

Professores participam da formação no Projovem Urbano.

 

Em continuidade ao cronograma de formações dos profissionais da educação para o ano letivo de 2016, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), começou, na segunda-feira (11) e encerra na quinta-feira (15), a formação inicial para 40 professores que irão atuar no Programa Projovem Urbano.

O programa, que é resultado de parceria entre os governos federal e estadual, tem o objetivo de elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental e visa a conclusão desta etapa mediante a modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania. No Maranhão, o Projovem Urbano é parte do Eixo Regime de Colaboração com os municípios, da Macropolítica de Educação instituída pelo governador Flavio Dino.

Segundo dados do IBGE, no Brasil, a maior concentração de analfabetos funcionais está na faixa etária entre 16 e 29 anos de idade. E o Maranhão é um dos estados com maiores índices de analfabetos funcionais, com cerca de um milhão de jovens nesta situação. Mesmo assim, o Projovem está sendo instalado pela primeira vez no estado. Nesta fase experimental vai atender cerca de 700 jovens nos municípios de Loreto, Brejo e Açailândia, além de unidades do sistema prisional em São Luís e Imperatriz.

“O Projovem Urbano é, acima de tudo, um ato de amor. É um programa de inclusão dessa parcela tão significativa da população do nosso estado que está à margem da educação. Temos, então, nessa faixa etária, uma grande parcela da juventude que está sem perspectiva por não ter uma qualificação sob o ponto de vista do ensino. A partir desta e de outras ações do governo, podemos avançar no sentido de sanar esse débito que o estado tem com a juventude maranhense, no ponto de vista da educação”, enfatizou o professor Claudinei Rodrigues, superintendente de Modalidades Educacionais da Seduc.

O processo de formação dos jovens terá duração de 18 meses. Além da conclusão do ensino fundamental os jovens sairão com certificação profissional, o que dará aos mesmos oportunidades para ingressar no mercador de trabalho. “A partir dessa experiência, a meta é estender o Projovem Urbano para os demais municípios maranhenses que atendam às exigências do programa. Nós estamos bastante otimistas com o sucesso desse programa que tem uma missão muito importante que é a de ajudar a erradicar o analfabetismo no nosso estado e no Brasil,” destacou o professor Walter de Carvalho Júnior, supervisor de Educação de Jovens e Adultos.

“É determinação do governador Flávio Dino e empenho da secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, desenvolver ações que levem a mudar definitivamente o panorama educacional do nosso estado. Desde os primeiros dias deste governo, várias ações vêm sendo instaladas neste sentido. O Projovem Urbano é mais um passo importante nessa missão gigantesca de erradicação do analfabetismo neste estado. E para que isto aconteça, é preciso que todos estejam imbuídos e empoderados desse desejo de ajudar a mudar”, disse a professora Ilma Fátima de Jesus, secretária Adjunta de Ensino, que representou a secretária Áurea Prazeres, no evento.

Secretária adjunta da Seduc, Ilma Fátima de Jesus, destacou que o Projovem Urbano é uma das missões para erradicação o analfabetismo no estado.

Secretária adjunta da Seduc, Ilma Fátima de Jesus, destacou que o Projovem Urbano é uma das missões para erradicação o analfabetismo no estado.

Fotos/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI