7/12/2018 5:38 pm

Atenção: últimos dias para a Pré-matrícula 2019 no 1º ano do Ensino Médio da rede estadual

13225_redes_4481597792102924888

Atenção para o prazo da pré-matrícula

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alerta para o fim do prazo da pré-matrícula 2019 na rede estadual de ensino. Os interessados só têm até às 23h59 desta sexta-feira (14) para se inscrever e garantir uma vaga. A pré-matrícula é feita no site da Seduc, no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br/matricula2019.

Nos primeiros quatro dias após o sistema ter sido liberado mais de 30 mil estudantes efetivaram a pré-matrícula com sucesso. A Seduc alerta para a importância de os candidatos se anteciparem.

“É muito importante que, quem estiver interessado em uma vaga na rede estadual se antecipe e faça a pré-matrícula. Isso vai evitar congestionamento no portal, que geralmente acontece nos últimos dias e, principalmente, nas últimas horas. A pré-matrícula online foi uma forma que encontramos para que todos tenham acesso à escola, sem filas, sem transtornos. Outra questão é que, quem faz a inscrição primeiro, tem prioridade na escolha da escola que deseja estudar”, disse Felipe Camarão, Secretário de Estado da Educação.

Para efetivar a pré-matrícula, o estudante acessa o site, preenche os dados pessoais com atenção, em seguida, faz opção pelo município e a escola na qual deseja cursar a 1ª série do Ensino Médio Regular, no ano letivo de 2019, conforme vagas disponíveis. E, ao selecionar uma unidade escolar, automaticamente, assume a vaga disponível na escola de sua preferência, até que as vagas se esgotem. Cada estudante só poderá solicitar pré-matrícula em uma única escola.

Vale ressaltar que os candidatos só não poderão optar por uma das unidades escolares das modalidades de Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos, que têm calendário diferenciado.

No total, estão sendo ofertadas 110 mil vagas somente para o 1º ano do Ensino Médio em 711 escolas da rede estadual ensino nos 217 municípios, incluindo os 36 Centros Educa Mais (Escolas de Educação Integral).

Nessa primeira semana algumas pessoas encontraram dificuldade na hora de preencher os dados numéricos como data de nascimento e CPF, pois quando erravam um número não conseguiam deletar e corrigir. Mas, o técnico da Seduc explica como fazer. “Para deletar o número, basta apertar simultaneamente as teclas ‘CTRL’ (control) e ‘A’, e em seguida dá espaço, ou ir para o início do campo e digitar os números novamente, que automaticamente o que estava errado será deletado.

A medida foi adotada para impedir que dados em formatos inválidos sejam inseridos. Essa medida que já é adotada nos sistemas mais seguros disponíveis na web”, explicou Edilson Machado, Superintendente de Informática da Seduc.

Pontos de apoio com acesso à internet

Para quem não tem acesso à internet em casa, a Seduc disponibilizou 20 pontos de apoio para a realização da pré-matrícula. Em São Luís os pontos de apoio funcionam nos seguintes locais: Centro de Ensino Maria Mônica Vale – NTE São Luís I, no Vinhais; Centro de Ensino Gonçalves Dias – NTE São Luís II, no bairro de Fátima; Centro de Ensino São Cristóvão, bairro São Cristovão; Centro de Ensino Erasmo Dias, no Maiobão.  A lista com todos os locais e os respectivos endereços, também constará no portal da Secretaria.

Fonte: Seduc
07/12/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI