8/01/2018 5:58 pm

Estudantes da rede pública estadual aprovados no Programa Jovem Embaixador embarcam para os EUA

07554_foto_5_jovens_embaixadores_foto_antonio_martins_926239204439296814

Giovanna e Francisco na expectativa para a viagem aos EUA

Os jovens Francisco Benedito da Silva Serra e Giovanna Gomes Santos Oliveira, estudantes da rede estadual de educação, em São Luís, já estão de malas prontas para embarcar para Washington, nos Estados Unidos. A viagem que durará 28 dias, faz parte do Programa Jovens Embaixadores 2018 e é realizada em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos.

Depois de passarem por uma criteriosa seleção com outros 23 mil alunos de todo o Brasil, Giovanna, que cursa o 2º ano do ensino médio no Colégio Universitário (COLUN), vive a expectativa de ter uma vivência em outro país. “A minha expectativa é conhecer uma cultura nova, me desenvolver mais e mudar a mim mesma. Esse é o intuito do programa, você voltar diferente, voltar com novas expectativas, voltar uma nova pessoa e eu quero isso para mim”, destacou.

Já para o jovem Francisco, que terminou o ensino médio no Centro de Ensino Maria Pinho, em 2017, é um sonho que será realizado. “Esse é um sonho que eu carrego durante todo o ensino médio e aí no finalzinho eu consegui. Eu quero aprender muito, absorver cada segundo daquele lugar, das pessoas, professores, porque é todo mundo junto, vão pessoas de todo o país”, ressaltou.

Durante o período que passarão na capital norte americana, os estudantes participarão de experiências educacionais, ministrarão palestras e apresentarão aos jovens americanos algumas das características culturais brasileiras.

Os estudantes com as coordenadoras do Programa Jovem Embaixador, Emilia Seabra e Gracy Mary Monteiro

Para as coordenadoras do Programa Jovem Embaixador, Emília Seabra e Gracy Mary Conceição Monteiro, a aprovação no programa é a confirmação do engajamento dos dois jovens em trabalhos voluntários. “Em um momento em que muitos jovens brasileiros não estão ligados a questões sociais, para nós é uma grande satisfação enviar para um intercâmbio internacional, dois jovens da rede estadual tão comprometidos e preocupados com as políticas públicas e sociais. Esse é o grande ponto do Programa fomentar nesses jovens a vontade de mudar não só a realidade deles, como também a realidade das pessoas das comunidades em que eles vivem”, afirma Emília Seabra.

A meta do Programa é enviar cada vez mais alunos que são destaque em suas comunidades para essa vivência internacional. “Desde 2016 estamos conseguindo encaminhar pelo menos 2 alunos maranhenses, gerando em nós, nesse momento, o sentimento de orgulho e comemoração por essa conquista alcançada por esses jovens. Tanto a Giovanna quanto o Francisco são estudantes que têm alcançado destaque em programas jovens, e nós temos sonhado para eles grandes mudanças de vida”, ressalta a coordenadora Gracy Mary Conceição.

Para Giovanna e Francisco as experiências enriquecedoras não se concentram apenas na viagem e convivência internacional, mas, também, em toda a bagagem intelectual que trarão e poderão compartilhar com as pessoas das suas comunidades. E o trabalho voluntário é a maior motivação para participar do programa. “O todo também é meu, trabalhar pelo outro é também trabalhar para si. Aprendo muito mais doando meu conhecimento do que o guardando para mim, essa troca humanitária é muito importante”, revela Francisco.

Já para Giovanna a motivação em participar com trabalho voluntário surgiu ao perceber a falta de acesso de algumas pessoas à Educação e isso a motivou a fazer a diferença em prol da melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. “Acredito que a mudança começa de nós mesmos para o outro, e se você não está satisfeito com a situação da sua comunidade, é importante pensar o que eu posso fazer para modificar isso”, finalizou.

Sobre o Jovem Embaixador

O programa, criado em 2002, pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, é patrocinado pela Missão Diplomática dos EUA, por meio de parcerias privadas e com as Secretarias Estaduais de Educação. No Maranhão, é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conta com a parceria do ICBEU, responsável pelos testes de conhecimento da língua inglesa, aplicado aos alunos.

Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira e Letícia Pinheiro
Fotos: Antonio Martins
08/01/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI