11/12/2019 11:50 am

Estudantes e professoras do C.E. Professora Maria Pinho conquistam ouro na 25ª Jornada Brasileira de Foguetes

Equipe campeã da 25ª Jornada Brasileira de Foguetes, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro

Jornada avaliou os melhores projetos de construção e lançamento de foguetes

Uma conquista inédita e estimuladora! Equipe do Centro de Ensino Professora Maria Pinho, escola da rede pública estadual no Maranhão, celebra a conquista da medalha de ouro na 25ª Jornada Brasileira de Foguetes, realizada em novembro, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro. A competição é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), por meio da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que são as principais competições da área no país.

A 25ª Jornada de Foguetes reuniu alunos de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil, um total de 50 equipes.  A jornada avaliou os melhores projetos de construção e lançamento de foguetes feitos de garrafa pet. A banca examinadora considera o acabamento e originalidade dos foguetes, acabamento e originalidade da base de lançamento, segurança e apresentação da equipe participante. A distância percorrida durante o lançamento foi decisiva para a definição dos ganhadores e as seis melhores apresentações foram premiadas. Os estudantes que conseguiram realizar lançamentos acima de 150 metros receberam troféus.

Equipe campeã da 25ª Jornada Brasileira de Foguetes

Jornada avaliou os melhores projetos de construção e lançamento de foguetes

A equipe formada pelas professoras Sandra Eloi Ferreira e Vânia Araújo Amorim, e pelos estudantes Leandro José dos Santos Silva, Levi Felipe Ribeiro Correia e Alexandre Leite Bruna, competiu com outras 50 equipes de todo o país, com o projeto “O Voo do Asus 1”. O nome Asus vem das últimas quatro letras da palavra “Pegasus”, o cavalo alado que na mitologia grega representa a inspiração da arte e do aprendizado.

Os maranhenses conquistaram medalha de ouro na Categoria Equipe Campeã, que premia os três melhores lançamentos. Além da medalha de ouro, a equipe conquistou mais dois prêmios extras: 2° Lugar no Somatório geral de Alcances, 3° Melhor Lançamento da Jornada – 277,4 metros e Prêmio das 06 Melhores apresentações de equipe.

O CE Maria Pinho realiza, anualmente, a sua Olimpíada de Foguetes – uma competição interna entre os alunos, com direto à premiação. Os vencedores são classificados para a Jornada Brasileira.

“Estimular nossos jovens a participar de uma competição como a Jornada Brasileira de Foguetes impulsiona nossas esperanças na construção de um futuro melhor, pois significa desenvolver nos alunos o princípio investigativo e experimental, fomentando a pesquisa científica e o desenvolvimento de futuros pesquisadores em nosso estado”, destaca a professora Sandra Eloi, que é Mestra em Engenharia da Computação e Sistemas e que está à frente da equipe.

A jornada teve duração de quatro dias, período em que os estudantes puderam participar de palestras com engenheiros da Agência Espacial Brasileira (AEB), com profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço e com universitários.

Fonte: Seduc
11/12/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI