18/07/2017 6:50 pm

Gestão estadual vistoria reconstruções de escolas na capital maranhense

Stefania Rosa (2)

Governo vistoria obras que estão sendo realizadas em seis escolas estaduais em São Luís

As ações do Governo do Maranhão para melhorar a estrutura das escolas e garantir a qualidade da educação nas unidades de ensino estaduais são contínuas. Na manhã desta terça-feira (18), os secretários Felipe Camarão (Educação) e Clayton Noleto (Infraestrutura) vistoriaram as obras de reconstrução de seis escolas da rede pública estadual, em São Luís, para acompanhar a execução dos trabalhos nas unidades escolares, que juntas somam aproximadamente R$ 12 milhões em investimentos.

As reconstruções dos seis Centros de Ensino estão com a execução das obras acima de 70% e deverão ser entregues nos próximos dias. Como é o caso do C.E. Estefânia Rosa, no Turu, obra emblemática que está sendo realizada pelo Governo do Maranhão. O local que abrigava um prédio praticamente em ruínas, agora está sendo reconstruído e ficando de cara nova para ser devolvido à comunidade escolar. Os trabalhos incluem troca do piso, teto, adequação de toda a rede elétrica, hidráulica e sanitária, além de acabamento com pintura interna e externa, entre outros serviços.

“Ficamos muito tristes quando fomos tirados daqui para a escola ser reformada, porém, se tornou em um local abandonado. Eu ficava desolada ao passar e ver aquele prédio em ruínas. Hoje vemos um projeto lindo que beneficiará não só alunos e funcionários, mas toda a comunidade local. Isso é muito benéfico e eu agradeço muito nosso governador”, declarou Artemise Galeno, funcionária há 11 anos na escola Estefânia Rosa.

Escola João Mohana

DSC_6663

Governo vistoria obras que estão sendo realizadas em seis escolas estaduais em São Luís

Outra reconstrução em andamento é o Centro de Ensino de Educação Especial Pe. João Mohana, no Vinhais. O local que faz um importante trabalho com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo, entre outras síndromes e transtornos que trazem a deficiência intelectual associada, está sendo completamente reestruturado e ampliado para dar mais conforto a alunos, pais e professores.  Atualmente o Centro de Ensino João Mohana atende 120 alunos, de 3 a 17 anos. Com a ampliação em sua estrutura, o centro passará a oferecer também o Atendimento Educacional Especializado, o que contribuirá com o processo de inclusão dos estudantes nas escolas de ensino regular.

A visita ao João Mohana foi acompanhada por membros do Ministério Público do Maranhão, como o promotor Ronald Pereira, que falou de sua admiração ao ver a transformação do ambiente. “Muito satisfeito em saber que a política pública da pessoa com deficiência teve um reforço muito grande com a reestruturação desse importante centro de formação. Isso demonstra a sensibilidade da gestão estadual e a parceria com o MP vem coroar esse trabalho”, enfatizou.

“Estamos vistoriando a execução dos trabalhos que estão sendo realizados em seis escolas muito emblemáticas, que há anos aguardavam por reformas. O acompanhamento constante das obras é uma determinação do governador Flávio Dino, para que tenhamos a garantia que estas obras transformarão a realidade destas escolas e se tornarão espaços dignos, acolhedores e ideais para o processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou o secretário Felipe Camarão.

Cara nova a escolas que há 20 anos aguardavam por reforma

02871_kge_vistoria_escola_borjonas_lobao_07_3603210331735177354

Governo vistoria obras que estão sendo realizadas em seis escolas estaduais em São Luís

Algumas das escolas que estão sendo reconstruídas estavam a cerca de 20 anos sem reformas estruturais, como é o caso do Centro de Ensino Barjonas Lobão, no bairro Cohatrac. Inaugurada em 1994, a escola possui mais de 9 mil m² de área construída e nunca passou por uma reforma geral, o que acumulou diversos problemas em sua estrutura, como infiltrações, rede elétrica comprometida, alagamentos no período chuvoso, entre inúmeros problemas, como conta a gestora geral, Veridiana dos Santos.

“A escola estava precisando muito dessa reforma, pois estávamos com vários setores bastante deteriorados, e alguns até sem uso, porque apresentavam risco. Nossa escola atende 1.161 alunos, que precisavam dividir um banheiro, pois todos os demais estavam sem condições de uso. Percebemos que tem uma parceria do governo e esse programa Escola Digna está beneficiando muito as escolas, porque o dinheiro da educação está sendo realmente aplicado onde deve, que é na infraestrutura para dar mais qualidade ao processo de ensino e aprendizagem”, disse Veridiana.

02871_kge_vistoria_escola_borjonas_lobao_06_3612275516970121114

Governo vistoria obras que estão sendo realizadas em seis escolas estaduais em São Luís

O C.E. Dr. João Bacelar Portela também estava há 20 anos sem reforma e agora está sendo reconstruído pelo Governo. O antigo prédio cheio de problemas estruturais, dia após dia vai dando lugar a uma nova edificação, que em pouco tempo estará de portas abertas para receber novamente os mais de 1.300 alunos matriculados no centro.

“Estamos muito agradecidos, porque há 20 anos a escola não tinha uma obra com essa envergadura. A escola está ficando bonita, moderna, um investimento muito grande que o governador Flávio Dino está fazendo. Os estudantes sempre vêm aqui e estão na expectativa de retornarem para a nossa casa, que é esta escola, que é nossa e gostamos muito, pois está ficando espetacular”, afirmou Sisidino Guimarães, gestor geral do Bacelar Portela.

Situado em um casarão histórico no centro de São Luís, o C.E. Benedito Leite – a conhecida Escola Modelo – é mais uma das escolas que amargaram descaso ao longo de décadas. Sem receber trabalhos em sua estrutura desde 1998, o casarão somou diversos problemas em sua estrutura, que apresentavam risco para a comunidade escolar. Com os reparos que estão sendo realizados, em breve o prédio abrigará novamente os mais de 800 estudantes matriculados, que foram remanejados para outro prédio.

Stefania Rosa (3)

Governo vistoria obras que estão sendo realizadas em seis escolas estaduais em São Luís

“Estamos visitando escolas importantes, tradicionais de São Luís que estão sendo totalmente reformadas, recebendo uma nova estrutura. Escolas que há muito tempo esperavam essa reestruturação nesse que é, sem dúvida, o maior programa de infraestrutura educacional do país. Com essas intervenções nós oferecemos melhores condições para o processo de ensino-aprendizado e assim vamos ampliando o número de unidades que estão passando por melhoramento. São mais de 600 unidades que estão sendo atendidas pelo Governo do Maranhão e a meta é atingir todas as escolas da rede estadual”, declarou o secretário Clayton Noleto.

Outra escola visitada foi o Centro de Educação Integral Margarida Pires Leal, que está sendo ampliado e adaptado para dar mais conforto a estudantes e professores. A escola atende cerca de 650 alunos, nos dois turnos, do ensino médio regular e ensino médio em tempo integral.

ESCOLAS EM RECONSTRUÇÃO E ALUNOS BENEFICIADOS

  • C.E. Barjonas Lobão – 1.161 alunos beneficiados
  • C.E. Estefânia Rosa – 600 alunos beneficiados
  • C.E.E.E João Mohana – 120 alunos beneficiados
  • C.E. Bacelar Portela – 1.375 alunos beneficiados
  • C.E.I. Margarida Pires Leal – 650 alunos beneficiados
  • C.E. Benedito Leite – 845 alunos beneficiados

Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos/Karlos Geromy

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI