13/06/2017 6:02 pm

Governo dá posse a grêmios das 37 escolas da regional de Imperatriz

Secretário Felipe Camarão entrega diploma de posse aos estudantes gremistas

A partir desta terça-feira (13), todas as 37 escolas da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, nos 15 municípios jurisdicionados à URE, possuem grêmios estudantis. A solenidade de posse aconteceu nesta terça, na sede da regional em Imperatriz, com a presença do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão e equipe de auxiliares.

thumbnail_01845_solenidade_de_posse_reuniu_gestores_e_estudantes_de_15_municipios_2_7894562164521618437“O grêmio tornou nossa escola mais democrática. Nossos sonhos estão sendo realizados. É uma ideia valorosa. Gostaria de agradecer o governo. É muito bom incentivar uma criança, uma adolescente a respeito dos seus direitos e deveres”, destacou Iranudes Santos Cordeiro, estudante e presidente do grêmio estudantil do CE Edinan Moraes.

“Pela primeira vez todas as escolas da URE Imperatriz constituíram seus grêmios nas 37 escolas da regional. Esse é um dia louvável para nossa educação do Maranhão”, destacou Orleane Santana, gestora da Unidade Regional de Educação de Imperatriz.

Para o secretário Felipe Camarão, a posse dos grêmios é simbólica pelo valor que tem grêmio estudantil para a educação. “O governador Flávio Dino iniciou sua militância política como presidente do grêmio estudantil. Portanto, incentiva a constituição dos grêmios, que são espaços nos quais os alunos compartilham com o governo a gestão da escola. Os estudantes gremistas são protagonistas em atividades internas da escola e externas, na medida em que fazem a interface com a comunidade”, apontou.

Durante o evento, um grupo de estudantes do Centro de Ensino Caminho do Futuro, em Imperatriz, fez uma homenagem ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão pelos investimentos e ações para elevar os indicadores educacionais do Maranhão. “Chegando o Flávio Dino então modificando o cenário da educação.Impactando o cidadão, com planos para aumentar o IDEB do nosso Maranhão”,  diz a paródia feita pelos estudantes.

01845_secretario_felipe_camarao_entrega_diploma_de_posse_aos_estudantes_gremistas_3497327073495280667

Solenidade de posse reuniu gestores e estudantes de 15 municípios

Escuta estudantil
Nesta segunda-feira (12), antes da posse dos grêmios, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu com 80 lideranças estudantis e levantou as demandas apontadas pelos estudantes das escolas da regional.

“Este encontro com os demais representes dos grêmios é uma ótima oportunidade de mostrarmos as necessidades e demandas que temos nas escolas. É uma ótima proposta de intervenção do Estado em prol das melhorias nos centros de Ensino, o que há muitos anos faltava. Exemplo disso é a nossa escola, que a mais de 40 anos estava abandonada. E agora foi totalmente reformada, no Governo Flávio Dino, com colocação de forro, melhoria dos banheiros e carteiras novas. Até uniforme escolar recebemos. Inclusive os alunos dos anexos, que ficam em povoados distantes receberam também e são os que mais necessitavam. São povoados que sempre foram esquecidos, mas que esperamos que agora seja diferente”. Por isso é que está sendo muito gratificante toda essa atenção que o Governo do Estado está tendo com a educação”, avaliou Gabriel Santos Carvalho, aluno da 3ª Série do Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil, do CE Parsondas de Carvalho, localizado no município de Sítio Novo.

Durante o encontro um ponto de destaque foi o papel do Grêmio Estudantil nos centros de Ensino. “A gente entende que a escola de qualidade tem de ter boa estrutura, professores bem pagos, mas ela precisa ter também democracia. O estudante precisa ter voz, até porque ele pode ajudar na busca de soluções dos problemas da escola. Então a idéia é incentivar a participação dos estudantes a se organizarem e também ajudar no processo de elevar a qualidade da educação através da organização estudantil. A proposta é instrumentalizar os grêmios e representantes de turmas para que possam exercer seus papéis enquanto líderes estudantis, contribuindo com uma gestão democrática na escola, intervindo na tomadas de decisão e exercendo o controle social, tanto no que se refere a aplicação e prestação de contas de recursos públicos quanto no âmbito da gestão do ensino e da aprendizagem”, destacou Ismael Carvalho, secretário-adjunto de Programas e Projetos Especiais.

Escuta estudantil em Imperatriz

Texto: Raphael Garreto/Cida Marconcine