16/10/2017 5:24 pm

Governo promove formação com o foco no ensino de Língua Portuguesa

DSC_0760

Com o objetivo de contribuir para melhoria do trabalho de Língua Portuguesa nas escolas e a preparar docentes para a próxima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), o Governo do Maranhão, em parceria com o Conselho de Secretários de Educação (Consed), a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Universidade Estadual do Maranhão, realizou nesta segunda-feira (16), no Auditório da UemaNet, em São Luís, formação para professores articuladores da OLP.

Participaram da abertura da formação a Supervisora de Currículo (Seduc), Albelita Monteiro Cardoso; o vice-presidente da Undime/MA e secretário de educação do município de Rosário, Joaquim Francisco de Sousa Neto; a representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Antonieta Rizzotti; a formadora da UEMA, Marília Cerveira, além dos articuladores da OLP no Maranhão, Eliúde Costa Pereira (Seduc) e Eliane Cunha (Undime).

A ação integra um conjunto de atividades presenciais e a distância, voltadas a educadores, promovidas pelo Programa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Nos anos ímpares, o “Escrevendo o Futuro” realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores e, nos anos pares, promove um concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação.

Os professores articuladores da OLP, no âmbito de cada Unidade Regional de Educação e dos municípios maranhenses, que participaram da formação irão atuar como multiplicadores, objetivando contribuir com a melhoria do trabalho de Língua Portuguesa nas escolas e a preparação dos docentes para a próxima edição da Olimpíada.

“A Seduc, representando o Conselho Nacional dos Secretários, é parceira desse programa, contribuindo para a execução das ações, como é o caso da formação presencial, organizada pela rede de ancoragem estadual, composta por representantes do Consed, da Undime e da UEMA”, explicou a professora Albelita Lourdes Monteiro Cardoso, Supervisora de Currículo da Secretaria.

Segunda a professora, o Programa Escrevendo o Futuro, em conjunto com seus parceiros, “vem dando uma grande contribuição para o redimensionamento das práticas letradas nas escolas das diferentes regiões do Brasil”, acrescentou.