13/10/2017 6:52 pm

“Hoje todos os filhos de Água Doce têm uma Escola Digna”, diz gestora sobre unidade entregue por Flávio Dino

Agua-doce-escola-digna
A partir desta sexta-feira (13), a população de Água Doce do Maranhão, na região do Delta, tem uma nova escola de Ensino Médio totalmente equipada, com salas de aula climatizadas e quadra poliesportiva. Trata-se do Centro de Ensino José Vieira da Silva, que cuja obra de revitalização foi entregue pelo governador Flávio Dino para atendimento de 390 estudantes.

“Foi uma obra muito esperada por todos nós. Não tenho palavra para expressar minha imensa gratidão ao governador Flávio Dino. É um sonho realizado porque hoje temos uma ótima infraestrutura, ar condicionados nas salas, uma quadra de ótima qualidade porque a nossa tinha caído. Estamos muito felizes”, destacou a gestora Lívia Abreu.

“Além desta escola, temos a construção de 100 casas, abastecimento de água, poços, força de saúde e a jornada de alfabetização Sim, Eu Posso, que neste ciclo saltou de 500 para mais de 2.400 pessoas. A escola não tinha água, hoje tem. A educação é o investimento mais importante, porque propicia igualdade de oportunidades de direito”, disse o governador Flávio Dino.

“A reforma foi um bem precioso para todos nós, alunos, oportunizando mais qualidade para nossa aprendizagem”, ressaltou o estudante Isaías Augusto, do 3° ano do Ensino Médio.

O que mais alegrou o estudante Ádria Cardoso,  do 2° ano, foi a reconstrução da quadra poliesportiva. “Antes da reforma a gente fazia atividade física em um espaço cedido pela prefeitura, pois nossa quadra era precária. Hoje tudo mudou, principalmente porque todos nós gostamos de esporte e agradecemos muito pela quadra nova”, disse.

O secretário Felipe Camarão disse que a revitalização é um compromisso do governador Flávio Dino. “Era muito doloroso saber que uma escola funcionava sem água, com problemas de energia e uma quadra destruída, mas hoje o governo entrega uma nova Escola Digna para beneficiar toda a população de Água Doce”, pontuou o secretário.

Com investimento de R$ 147 mil, o Centro de Ensino José Vieira da Silva  recebeu serviços de recuperação do telhado, colocação de forro, reboco, pintura geral, melhoria dos banheiros incluindo troca de louças sanitárias, revisão elétrica e hidráulica, trocas de esquadrias, melhoria do piso, construção de calçada, dentre outros. Todas as salas de aulas da escola foram climatizadas e a reconstrução da quadra poliesportiva, antiga demanda da comunidade escolar.

Agua-doce-escola-digna1
Barreirinhas

Neste sábado (14), no Povoado Passagem do Gado, em Barreirinhas, o governador Flávio Dino entrega a Unidade Escolar Municipal José Alves de Sousa, construída por meio do Programa Escola Digna. A escola agora conta com quatro salas de aula, secretaria, banheiros e cozinha, bem diferente de antes, quando era de palha e taipa e não tinha banheiros. A estrutura beneficiará 61 crianças da comunidade que estudavam na antiga escola.

A obra, construída com recursos do BNDES, recebeu investimentos de R$ 511 mil.  Em parceria com a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), a comunidade também ganhou um poço artesiano com rede de distribuição que, além da escola, atenderá os demais moradores do povoado.