23/07/2019 3:20 pm

Alunos do Centro Educa Mais Bacelar Portela participam de evento internacional de Tecnologias Digitais

Stephanie Ferreira Costa, Kawe Silva Estrela, Laise Paula (professora), Handley Ruan Boais Silva

Estudantes do Centro Educa Mais Dr. João Bacelar Portela, escola em tempo integral da rede pública estadual do Maranhão, participaram, nesta terça-feira (23), do I Simpósio Internacional e do IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, que acontece no Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Kawe Silva Estrela, Stephanie Ferreira Costa e Handley Ruan Boais Silva apresentaram o Artigo Pôster “Jogos Digitais no Ensino Médio Técnico: desenvolvendo habilidades por meio da Ferramenta Construct2”.

Cursando o 2º ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Edificações, Handley Ruan Boais Silva, de 18 anos, declarou que ficou emocionado quando soube que iria participar do simpósio.

“Quando eu olhei o meu e-mail fiquei muito feliz em ver que fomos aprovados, acho o evento muito importante, porque debate sobre algo que estimula os jovens, que são os jogos e as tecnologias digitais, por meio das apresentações, palestras e discussões sobre o assunto”, revelou.

No simpósio, os estudantes fizeram um relato de experiência de uma disciplina eletiva, chamada “Metáfora de Games”. A ideia é criar jogos digitais educativos que auxiliem professores da escola no nivelamento da aprendizagem, por meio da ferramenta Construc2. A eletiva está concorrendo como projeto de iniciação científica júnior, no edital Geração Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Estudantes do Centro Educa Mais Bacelar Portela apresentam trabalho em evento internacional de tecnologia

Para o estudante do 1º ano do curso técnico em Edificações, Kawe Silva Estrela, de 17 anos, os jogos digitais também auxiliam no processo educacional. “Eu gosto muito de jogos e esse evento é uma forma de mostrar para as demais pessoas que os jogos também podem ser usados para a educação”, declarou.

“Conversar com as pessoas sobre a tecnologia e os jogos digitais na educação é muito importante e interessante para mim. O mundo moderno é marcado pela tecnologia e é bom saber que de alguma forma os alunos podem se inspirar no nosso trabalho”, ressaltou a estudante Stephanie Adriane Ferreira Costa, de 15 anos, que cursa o 1° ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Eletromecânica.

A professora de arte Laise do Nascimento Paula, que orientou os estudantes na produção do artigo, ressaltou a importância do evento e destacou a sua participação no processo como motivo de orgulho.

“Sabemos do impacto das novas tecnologias na sociedade. Sabemos também que a escola é responsável pela formação de mão de obra que corresponde a esse avanço tecnológico. Essa experiência pretende despertar nos jovens estudantes do ensino médio técnico o interesse pela tecnologia, por meio do ensino de programação de jogos digitais”, disse Laise Paula.

“É uma alternativa potencial de desenvolvimento das habilidades tecnológicas para uma possibilidade de inserção dos discentes no mercado de trabalho. Orientar todo esse processo é motivo de muito orgulho, pois vejo esses jovens construindo conhecimento e desenvolvendo seu protagonismo”, finalizou Laise Paula.

O simpósio, que é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) da UFMA, conta com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais e visa estimular a discussão sobre o uso pedagógico da tecnologia na educação e promover a apresentação de trabalhos relacionados às temáticas do evento. O evento segue até a próxima sexta-feira (26).

Texto: Antônio Figueredo
Fotos: João Aroucha