371.533 estudantes de escolas ligadas à rede pública estadual e municipais realizarão a avaliação diagnóstica da 1ª etapa do Ciclo de 2022, do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama). A avaliação será aplicada para estudantes do 2º, 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nesta quarta (16) e quinta-feira (17).
São 284.575 são estudantes de escolas das redes públicas municipais e 86.958 estudantes da rede pública estadual. As aplicações acontecerão nos horários regulares de aula de cada estudante e terão duração média de 2h, com testes cognitivos de Língua Portuguesa e Matemática.
Implantado em 2019 pelo Governo do Maranhão, o Seama é uma política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses. O sistema integra as ações do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e do Programa Mais Ideb, e tem por objetivo oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base nos resultados alcançados ao nível de estudante, escola e rede de ensino.
De acordo com o secretário de Educação, Felipe Camarão, esta é a 3ª edição do Seama, que a cada ano conta com duas avaliações aplicadas a milhares de estudantes tanto da rede pública estadual, quanto das escolas municipais de 216 municípios que integram o Pacto pela aprendizagem.
“Desde 2019, aplicamos sempre duas avaliações a cada ano, uma logo no início do ano letivo, que é a avaliação diagnóstica, e outra na saída dos estudantes ao final do ano letivo, que é a avaliação somativa. O Seama é um grande marco para a educação maranhense, que possibilitam a professores e gestores informações técnicas que facilitam intervenções pedagógicas necessárias para garantir a correta e adequada aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou Felipe Camarão.
Fonte: Seduc
15/03/2022
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI