5/05/2022 5:25 pm

Após destaque nacional em 2021, Educação Prisional do Maranhão intensifica ações para este ano

Equipes da Educação e Administração Penitenciária fazem balanço de ações (Foto: Divulgação)

Após receber destaque nacional, conforme levantamento de Informações Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a Educação Prisional do Maranhão caminha para avançar ainda mais em 2022. Nesta quarta-feira (5), gestores da Educação e da Administração Penitenciária do Governo do Estado reuniram-se para um balanço das ações desenvolvidas e planejamento de atividades para intensificar o trabalho neste ano.

Na reunião comandada pela secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, e o secretário Murilo Andrade, da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), foram discutidas e encaminhadas estratégias para o início das ações do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), bem como a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Prisional e Educação a Distância (EaD) Prisional, além dos cursos de formação inicial e continuada pelo IEMA, nas unidades.

“A Secretaria de Educação continuará empreendendo os esforços para garantir a continuidade e avançar ainda mais na parceria com a SEAP com foco na Educação Prisional, conforme determinação do governador Carlos Brandão, que priorizou a Educação em todos os seus níveis e modalidades de ensino como marca de sua gestão”, assinalou a secretária Leuzinete Pereira.

O secretário Murilo Andrade e equipe apresentaram os resultados do Programa Rumo Certo, de transformação do Sistema Penitenciário Maranhense por meio da Educação, e que colocou o Maranhão no topo entre os estados brasileiros no percentual de Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) inseridas em atividades de educação e trabalho no primeiro semestre de 2021.

“De acordo com os dados do Depen, a SEAP é primeiro lugar em percentual de presos estudando. Esse dado mostra que estamos em um caminho exitoso. Por meio do Programa Rumo Certo, conseguimos elevar os níveis de educação das pessoas privadas de liberdade, oferecendo desde a alfabetização até o ensino superior”, concluiu Murilo Andrade.

Entre os destaques das ações educacionais do Maranhão, está a alfabetização de 4.012 internos que cumprem pena no sistema penitenciário, ação que zerou o número de analfabetos, pela parceria com o programa de alfabetização do Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente (Ibraema).

Fonte: Seduc
Fotos: Cinaldo Oliveira
05/05/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI