20/03/2018 3:45 pm

Censo Escolar 2017: MA é o primeiro estado a concluir inserção de dados

09108_alunos_saladeaula_educacenso_5644285595950786466
O Maranhão cumpriu com antecedência a inserção de dados da rede estadual de ensino no questionário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Com isso, é o primeiro estado a preencher os dados referentes ao Censo Escolar 2017.

Foram preenchidos dados nas duas fases de coletas de informações, a ‘Matrícula inicial’ e ‘Situação do aluno’, fase em que é feita a coleta de informações sobre rendimento e movimento escolar. Para isso, as escolas fazem uso de seus registros administrativos e acadêmicos, como ficha de matrícula, diário de classe e histórico escolar.

Além de preencher todas as informações referentes à rede pública estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também realizou trabalho de apoio e orientação às coletas de informações de escolas das redes municipais, federal e privada.

Ao todo, foram preenchidos os dados das 12.334 escolas maranhenses e, com o auxílio da Seduc, todas as escolas do estado cumpriram seus prazos garantindo 100% dos dados no EducaCenso.

O próximo passo consiste na confirmação dos dados. Caso seja necessária alguma retificação, o Ministério da Educação reabre o sistema no período de 02 a 16 de abril para a correção eventual das informações. As informações finais serão disponibilizadas a partir de 14 de maio de 2018.

“Esse resultado só foi alcançado graças ao empenho de cada gestor escolar, de cada gestor das unidades regionais e à dedicação imprescindível da equipe técnica da Seduc. Estamos felizes com o resultado e vamos continuar trabalhando para construir uma educação de qualidade e digna para os maranhenses”, destacou o secretário Felipe Camarão.

Censo Escolar

O Censo Escolar, realizado todos os anos pelo Ministério da Educação, é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e da Educação Profissional. E tem como objetivo traçar um retrato fiel da Educação Básica no Brasil, e ao serve de referência para formulação de políticas públicas e execução de programas na área de educação.

E mais, os dados coletados sobre o rendimento e movimento escolar dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve como referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.

“Além de tudo isso, o EducaCenso tem outro papel importante que é servir como ferramenta indispensável para que a sociedade conheça a situação educacional do país, dos estados, dos municípios e das escolas e possa acompanhar a execução e efetividade das políticas públicas”, arrematou Nádya Dutra, Secretária-Adjunta de Ensino.

Texto: Letícia Pinheiro
Foto: Antônio Martins