19/01/2017 6:04 pm

Centro de Educação Especial elabora PPP com participação de pais

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C.E.E.E. João Mohana elabora Plano Politico Pedagógico com participação de pais e instituições de controle social

O Centro de Educação Especial Pe. João Mohana, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Edcuação (Seduc), realiza, nesta semana, a I Jornada Pedagógica com o tema “A reestruturação do Projeto Político Pedagógico e sua importância para a Construção de um Sistema Educacional Inclusivo”. O objetivo da jornada, que encerra sexta-feira (20), é elaborar o Plano Político Pedagógico (PPP) que vai nortear as ações pedagógicas da escola para 2017.

O C.E.E.E. Pe. João Mohana é responsável pelo atendimento de alunos com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista.  A escola atende cerca de 150 estudantes na faixa etária de 02 a 18 anos, com Estimulação Essencial, Intervenção Pedagógica, Acompanhamento Técnico Pedagógico e Atendimento Educacional Especializado, e conta com uma equipe multiprofissional de pedagogos, professores, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Pela primeira vez o PPP da escola é elaborado com a participação efetiva de pais de alunos e de representantes das instituições de controle social como Promotoria de Educação, Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPD) e o Conselho Tutelar da área São Francisco/Cohama.

“Isso é inovador. Há muito tempo esperamos por essa participação na elaboração do PPP, que finalmente acontece e nos deixa muito feliz. Isso é fundamental para o progresso dos nossos filhos”, destacou Fabiana Rocha, mãe da estudante Agnes de Menezes, de 12 anos, diagnosticada com a Síndrome de Dravet, uma doença rara que apresenta crises convulsivas de difícil controle. “Infelizmente não tem uma medicação para o controle dessa síndrome. Então a escola é fundamental, para ela se desenvolver na vida diária”, completou Fabiana.

“Essa jornada traz uma nova etapa de trabalho para a Educação Especial do Maranhão. Nós trabalhamos para incluir pessoas com deficiência e esta é a mudança que queremos para o estado do Maranhão na educação especial”, destacou a professora Rosane Ferreira, Supervisora de Educação Especial.

“Esse engajamento político pelo fazer pedagógico é motivador. Quem ganha com isso são os nossos alunos e alunas. E nada melhor que pais e professores estarem aqui, juntos, nessa construção do PPP”, destacou Claudinei Rodrigues Superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais.

Para a promotora da Educação, Luciane Belo, o CEEE Pe. João Mohana dá um exemplo com o envolvimento dos pais na elaboração do PPP. “A participação efetiva dos pais representa um ponto de partida rumo ao avanço na educação especial que tanto desejamos. É um passo importante no processo de inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista”, disse a promotora.

Durante a programação, a professora Susiane Muniz, especialista em Educação Especial, proferiu a palestra sobre a ‘Importância do Projeto Político Pedagógico na Construção de Sistemas Educacionais Inclusivos’.

“O Projeto Político Pedagógico é o caminho que toda instituição de ensino deve percorrer para alcançar os seus objetivos. No caso do João Mohana, que uma escola de educação especial, tem todo um diferencial porque é a transformação de um sistema segregacionista para um sistema inclusivo”, destacou a palestrante.

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Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos

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