4/06/2020 10:40 am

Centro Educa Mais Anna Bernardes, em Timon, realiza 1º seminário virtual sobre meio ambiente

Neste período de pandemia a escola de tempo integral da rede estadual de educação Anna Bernardes, localizada em Timon, também vem se preocupando com a questão ambiental e a contaminação epidemiológica da Covd-19, e foi pensando neste assunto, que a escola irá realizar o primeiro seminário online, que tem como tema “Perspectivas de análise ambiental numa pandemia”. O Bate-papo acontecerá nesta sexta-feira (05), com a participação de 08 palestrantes, e a contribuição de experiência da URE de Timon e do Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e silva.

O seminário tem como objetivo analisar as formas de expansão das atividades humanas relacionando às consequências no meio ambiente, tudo isso por meios científicos para melhor compreensão dos avanços da pandemia e dos impactos humanos no planeta Terra, levando mensagens e ideias de ocupação de locais de forma sustentável. A escola também irá contar com a participação de professores da URE de Timon, e professores do Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva para relatar as experiências nas unidades de ensino, o público alvo serão estudantes, professores da rede estadual e comunidade em geral.

De acordo com gestora geral Elisângela Barbosa, o seminário surgiu como uma necessidade de envolver a comunidade escolar para fazer uma análise da expansão das atividades humanas. “A gente precisa reconhecer a importância de nesse momento de isolamento social conversar com o estudante, mostrar a importância do meio ambiente dentro da perspectiva escolar e como de certa forma a gente pode conhecer e intervir. É um seminário, mas, na verdade é uma grande aula, e como não pode ser um evento grandioso, faremos uma aula diferente por meio do aplicativo onde os alunos irão participar e propor sugestões para o seu projeto de vida e para a escola”, ressaltou.

O uso de um aplicativo será fundamental para ampliar as discussões abordadas no seminário, levar a representatividade e ideias dos jovens, valorizar a participação dos professores e principalmente os estudantes que demonstram seu protagonismo juvenil, tudo isso através de videoconferência.

Programação

Na sexta-feira, pela manhã, serão retratadas às discussões a respeito das teorias que envolvem os impactos do ser humano nos ecossistemas, com participação de professores e profissionais que conhecem a capacidade de alteração dos ambientes, proliferação de doenças relacionadas à poluição, degradação do solo e diminuição da biodiversidade. No período da tarde, serão mostradas as melhores práticas de conservação dos ambientes, ações que podem fazer dentro de casa e metas de melhorias dentro da escola, tanto pela gestão, como pelos estudantes.

Horários:

8h – Recepção de professores, estudantes e comunidade em geral pelo aplicativo.
8h30 – Abertura (apresentação) – Gestão e professores do C.E. Integral Anna Bernardes.
9h – Contextualização com os professores de escolas estaduais e instituições de ensino superior sobre as formas de expansão geográfica do vírus no planeta.                
10h – Debate sobre os impactos sociais e ambientais causados pela pandemia nos espaços locais e globais.                                                                                                                                      
11h – Finalização das discussões teóricas matutinas.                                                              
14h – Retorno com a apresentação de cartazes, desenhos ou murais dos estudantes sobre suas impressões desse momento impar na história.                                      
15h30 – Debates entre gestão, professores e parceiros institucionais de apoio à capacitação do estudante protagonista no cenário pósepidemiológico, ressaltando metas e compromissos.
17h – ENCERRAMENTO.

Fonte: Seduc

Data: 04/06/2020

Foto: Divulgação

Texto: Matheus Sthwart

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI