29/11/2023 4:22 pm

Centro Educa Mais Barjonas Lobão promove roda de conversa com artistas maranhenses

Alunos do Centro Educa Mais Barjonas Lobão, Cidade Operária, participaram de uma palestra com parte do elenco do filme maranhense “Muleque Té Doido”, sobre os bastidores e os desafios de uma produção cinematográfica.

A programação faz parte do eletiva “Ligths, Câmera, Idiomas”, com a temática “Desvendando Cultura e Literatura através do Cinema Internacional”, coordenada pelo professor Andresson Lima, de Língua Espanhola e Iwoneth Basson, de Língua Inglesa.

A culminância da eletiva será dia 09 de janeiro de 2024 e vai contar com a participação e integração de toda a comunidade escolar. Na ocasião, será realizado um mini Festival de Cinema na escola, em que os alunos irão apresentar suas análises e discussões sobre os filmes estudados ao longo deste semestre.

“Essa eletiva foi escolhida por mim e pela professora Iwoneth porque queríamos trabalhar elementos da narrativa do cinema, dentro das nossas disciplinas. E para falar com mais propriedade sobre a produção de um filme, convidamos o produtor e cineasta Erlanes Duarte (Muleque Té Doido), que deu ótimas explicações e tirou muitas dúvidas em relação aos bastidores de uma produção”, destaca o professor de Língua Espanhola, Adresson Lima.

Palestra

Com a presença dos atores Erlanes Duarte (Erlanes), Nikima Kralelê (Nikima) e Erminho Willam (Maiobinha), os alunos do Barjonas Lobão participaram de uma conversa altamente descontraída sobre os desafios de uma produção cinematográfica, com ênfase na própria história deles, que teve início em 2014, com a primeira edição do Filme “Muleque Té Doido”.

Dentre os destaques, o cineasta relembra que no início da trajetória, houve um fato muito controverso na carreira dele e dos demais atores que foi o forte mercado da pirataria. Segundo ele, somente em 2014, circularam cerca de 400 mil DVDs piratas, episódio que acabou contribuindo positivamente com a carreira deles, fazendo com que se tornassem conhecidos em várias partes do país.

Hoje, 9 anos depois do primeiro lançamento, o elenco está em cartaz nos cinemas com o quarto filme da série, “Muleque Té Doido 4 – Morreu Maria Preá”: “O filme vai além da tela, tem a questão da valorização da nossa cultura maranhense. E testemunhar o reconhecimento do público, por meio dos alunos do Barjonas Lobão, é algo muito gratificante para todos nós e a prova de que todas as dificuldades pelas quais passamos e todo o nosso esforço pra chegar até aqui, valeu muito a pena”, declara Erlanes Duarte, que é produtor, diretor, ator e roteirista do filme.

A aluna Melissa Alberto, 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio, conta que escolheu a eletiva “Ligths, Câmera, Idiomas” pela curiosidade que sempre nutriu pelo que acontece por trás das câmeras.

“Foi muito importante ouvir os atores do “Muleque Té Doido” porque é um dos filmes que eu mais gosto, por retratar de forma tão engraçada, a nossa cultura maranhense. O momento de hoje serviu para nos incentivar a sermos atores, produtores, diretores e que não há sonho impossível para qualquer um de nós”, ressalta.

Fotos: Aretha Ramos