6/10/2022 5:24 pm

Ciclo Formativo segue nas escolas que ofertam a 1ª série do ensino médio

Ciclo Formativo nas escolas da rede estadual que ofertam a 1ª série do ensino médio

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) segue com ações para fortalecer a aprendizagem no Maranhão. Nesta semana, teve início o 2º Ciclo de Acompanhamento Formativo, visando à melhoria contínua do projeto escolar. A formação segue até 21 de setembro e acontece em todas as escolas da rede estadual que ofertam a 1ª série do ensino médio. A ação envolve as 19 Unidade Regionais de Educação (UREs), 800 escolas, 896 gestores, 3.346 professores e ainda 5.000 estudantes.

O Ciclo de Acompanhamento Formativo é uma metodologia que oferece elementos e evidências para a Secretaria de Educação e escolas atuarem de maneira a qualificar o trabalho que está sendo realizado. A ação realizada pelo Grupo de Acompanhamento Ensino Médio (GAEM) Estadual/Regional visa contribuir para a Formação Continuada das equipes escolares e dar apoio para os ajustes necessários e a correta execução das unidades curriculares da Parte Diversificada da Reformulação do Ensino Médio (REM).

A estudante do Centro de Ensino Professor João Pereira Martins Neto, Amanda Priscila Rodrigues Costa, expressou otimismo por estar participando do Ciclo Formativo. “A formação está sendo prazerosa e aqui pudemos expressar o nosso sentimento, o que precisamos melhorar e também falamos sobre as eletivas. Estou aprendendo muito aqui”, exprimiu.

A Seduc também pretende com a formação acompanhar o processo de realinhamento do Plano de Ação Escolar (PAE), com base nos resultados do Sistema Estadual de Avaliação (SEAMA) e em sua execução; agir com formação diretamente na escola, no intuito de orientar quanto às metodologias, informações e instrumentos disponíveis para efetivação da REM e do PAE; fazer a escuta atenta de gestores, professores e estudantes; e recomendar ações de melhorias.

“O Ciclo dá evidências de como está a reformulação do Ensino Médio em nossas escolas da rede estadual e, a partir desse acompanhamento, poderemos agir para apoiar as escolas e ajudar a equipe escolar no direcionamento de suas ações. É um momento também para ouvirmos os estudantes para verificar como a reformulação está acontecendo em cada escola da nossa rede”, destacou a supervisora de Gestão Escolar, Eliziane Carneiro.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação