Gratidão, felicidade e orgulho. Sentimentos que tomaram conta da comunidade escolar do Centro de Educação Quilombola José Roberto Viana, em Central do Maranhão, escola da rede estadual de ensino inaugurada pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (25), depois de ser totalmente reconstruída e ampliada, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“Para mim, que estou aqui representando o governador Flávio Dino, junto com o secretário Anderson Lindoso, este também é um momento especial e de emoção. Eu vi essa escola totalmente sucateada, quando estive aqui em 2017. E voltar hoje para entregar uma nova escola, com uma nova estrutura e testemunhar a felicidade dessa comunidade, é muito gratificante. Essa é a missão do governo Flávio Dino: criar condições para melhorar a qualidade da educação do nosso estado e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas”, disse o secretário Felipe Camarão.
A escola construída acerca de 50 anos nunca havia passado por uma reforma significativa. Do teto ao piso, tudo era sucateado e insalubre. Isso mexia na autoestima de professores e alunos.
“Quando cheguei aqui em 2017, a escola era tão precária, que parecia que estava pedindo socorro. Tive vontade de dar a volta e ir embora. Mas eu fiquei. E junto com os professores sensibilizamos o Governo do Maranhão. O secretário Felipe Camarão veio aqui, olhou a situação, e hoje a história é outra”, disse Benedita Luzia Ribeiro Ferreiro, gestora da escola.
“A mudança foi da ‘água para o vinho’. E nós estamos felizes, porque está tudo bonito, climatizado, as salas ficaram claras com janelas de vidro. Agora a gente tem uma escola de verdade, que oferece condições para o ensino e a aprendizagem”, disse Magnólia Carneiro, professora de Matemática.
A escola de 7 salas de aula, diretoria, secretaria, sala de professores, biblioteca e laboratório de informática, foi reconstruída e ampliada, ganhando cozinha, refeitório, depósito e novos banheiros totalmente estruturados com louças sanitárias. A escola também foi toda adaptada para receber pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, todas as salas de aula foram climatizadas. Completando a obra, o estacionamento foi pavimentado com bloquete e a quadra também foi reformada.
Para a estudante Rhillary Tereza Pinheiro, o momento é de felicidade e gratidão pela nova escola. “Toda comunidade escolar está feliz por tudo o que nós vivemos. Então, receber essa nova escola é motivo de felicidade e emoção. Quero agradecer a Deus, ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por terem nos proporcionado receber essa escola tão maravilhosa. Que Deus venha abençoá-los sempre para que eles possam trazer mais felicidades a outras pessoas, outras comunidades”, declarou Rhillary.
A biblioteca
Na oportunidade, também foi inaugurada a biblioteca que recebeu o nome de Biblioteca Professora Maria Rosa Felisberto, uma homenagem a uma ex-professora da escola, falecida há 5 anos. O pedido para o homenagear a professora partiu dos colegas de trabalho. A família da homenageada participou da solenidade e destacou a emoção pela lembrança.
A obra, que transformou a imagem da escola e a autoestima de toda uma comunidade escolar, recebeu investimentos na ordem de R$ 1.348.936,02, que estão beneficiando os 460 estudantes, com um ambiente acolhedor e adequado para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça.
“Quando eu era secretário ddjunto de Suporte Educacional da Seduc, estive aqui com o secretário Felipe, e a situação da escola nos emocionou. Acompanhei a maior parte dessa obra. Então, ver essa escola assim, toda bonita e estruturada, é realmente gratificante. Essa é mais uma obra com a marca do programa Escola Digna que vem transformando a educação do Maranhão”, disse o secretário estadual de Cultura, Anderson Lindoso.
“Eu quero destacar de maneira enfática o apoio do prefeito Ismael, que durante a reforma, nos ajudou cedendo escolas do município para que os nossos estudantes pudessem continuar suas aulas. Essa parceria foi fundamental e, por isso, a nossa gratidão”, destacou Felipe Camarão.
Para o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Nogueira, que estudou no colégio, a reconstrução do CEQ José Roberto Viana é um presente para toda comunidade centralense.
“Nós só temos a agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por essa obra, que é mais que uma estrutura física. É uma obra de cidadania. Hoje estamos vendo a felicidade e a alegria no rosto e nos olhos de cada estudante. Nós estamos muito felizes e agradecidos”, disse o prefeito Ismael Nogueira.
“Isso é um marco, porque às vezes a gente é excluído, e pensa que uma coisa dessa é para outra realidade. Mas isso mostra que as pessoas estão se importando com a gente. E o governador Flávio Dino está de parabéns, porque quanto mais ele se importa com a educação, mais jovens promissores ele vai ter no futuro”, disse a estudante Maria Adna Martins.
“Hoje nós temos uma Escola Digna. Eu digo que os nossos alunos nunca imaginaram ter uma escola desse porte. É o sonho de uma comunidade que virou escola de verdade. Agora nos resta o desafio de conscientizá-los da necessidade de preservá-la”, concluiu a gestora da escola, Benedita Luzia Ribeiro Ferreiro.
Mais fotos:
Fonte: Seduc
Texto: Regina Sousa
Fotos: Lauro Vasconcelos
25/11/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI