30/11/2023 1:23 pm

Conexão Maranhão/Argentina: estudante quilombola de Guimarães ganha bolsa de Intercâmbio Cultural Maria Firmina dos Reis

A conexão Maranhão e Argentina ganhará um novo capítulo, e será por meio da educação. A estudante quilombola Mayrla Silva Santos, aluna protagonista da Unidade Mais Integral Mateus Avelar (UMI), do município de Guimarães, foi a grande vencedora da Bolsa de Intercâmbio Cultural Maria Firmina dos Reis, projeto desenvolvido em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A estudante esteve entre as cinco estudantes selecionadas para a última fase do projeto. Com a conquista, Mayrla Silva Santos irá passar o período de um semestre letivo de intercâmbio em Córdoba, na Argentina, além de uma imersão na língua espanhola e na cultura do país anfitrião. A estudante também será uma embaixadora da cidade de Guimarães, do Maranhão e do Brasil na Argentina, fomentando o intercâmbio cultural para jovens argentinos no Maranhão.

A Bolsa de Intercâmbio Cultural Maria Firmina dos Reis é um projeto pedagógico cultural de natureza social, com foco no resgate, preservação e visibilidade da primeira romancista brasileira – a poeta maranhense Maria Firmina dos Reis -, e é de autoria da agência de intercâmbio Via Mundo, com apoio da Prefeitura de Guimarães, Secretaria Municipal de Educação de Guimarães, da agência argentina EduQuality e do Governo do Maranhão, por meio da Seduc.

Com o objetivo central de dar oportunidade a uma estudante quilombola do município de Guimarães de fazer um intercâmbio cultural de seis meses na Argentina, o projeto prevê, também, receber um(a) estudante da Argentina para intercâmbio cultural, permitindo que ambos os intercambistas sejam embaixadores de suas culturas nos países receptivos.

A estudante quilombola Mayrla Silva Santos e Antônio Bacelar, diretor da Via Mundo (Foto: Divulgação/Via Mundo).

Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o projeto é de extrema importância no impacto cultural e educacional dos dois países. “É uma forma de reforçar o incentivo ao turismo educacional internacional, mas também de permitir que nossos estudantes alcancem seus sonhos, com mais conquistas e aprendizados em suas jornadas”, pontuou.

“Com essa bolsa, visamos não só dar oportunidade para jovens de comunidades do interior, mas trazer à tona a importância da educação e da internacionalização/intercâmbios culturais na transformação de vidas, abrindo oportunidades não só para a aluna selecionada, como também para a sua comunidade, a qual passa a valorizar o conhecimento como motor de transformação”, acrescentou Antônio Bacelar, diretor da Via Mundo.

Bolsa de Intercâmbio Cultural Maria Firmina dos Reis

A Bolsa Maria Firmina inclui: retirada do passaporte; passagem aérea; seguro Viagem e Saúde; bolsa manutenção – valor mensal que a candidata precisa ter para suas despesas pessoais; orientação de boas-vindas na chegada à Argentina, com introdução à cultura argentina + atividades e excursões + city tour em Córdoba; hospedagem em casa de família anfitriã argentina, com refeições básicas incluídas; matrícula em escola de Ensino Médio (High School) na Argentina; suporte do escritório central e de um(a) coordenador(a) local da EDUQuality Argentina durante todo o período do programa, com telefone de emergência 24 horas; suporte da equipe Via Mundo antes, durante e depois do programa; e reuniões de orientação antes e após o embarque para estudantes e pais/responsáveis na Via Mundo.