11/06/2024 12:21 pm

Dia D de Vacinação contra o HPV acontece na URE-Imperatriz

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Superintendência de Participação Social (SUPS) e Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou durante toda esta sexta-feira (07/06), da 8h às 12h e das 14h às 17h, o Dia “D” de Vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) para crianças e adolescentes matriculados em escolas estaduais e municipais, tendo como foco principal a prevenção ao câncer de pênis. A Secretaria de Estado da Saúde articulou junto à Coordenação de Imunização a garantia de vacinação para as ações do Dia D. O Centro de Ensino Governador Archer foi selecionado como escola polo da Rede Estadual de Ensino, na URE-Imperatriz.

Os estudantes para serem vacinados apresentaram o Termo de Consentimento assinado por seus responsáveis, além da Carteira de Vacinação.

O estudante da 3ª Série, Ensino Médio, do CE Governador Archer, Ítalo Yarle de Souza Leal, aproveitou a oportunidade para se imunizar contra o HPV na escola: “Minha expectativa ao receber essa vacina é uma das melhores, porque serve para garantir minha saúde e prevenção contra o câncer de pênis”. Para Lucas Alencar dos Santos, também estudante da 3ª Série, Ensino Médio, do CE Governar Archer, a vacinação contra o HPV que recebeu é muito importante porque vai imunizá-lo, garantindo a prevenção contra o câncer de pênis: “Temos que incentivar essa vacinação contra o câncer, porque a falta de prevenção pode prejudicar bastante o homem no futuro”, finalizou Lucas.

Para a gestora geral do CE Governador Archer, professora Ademaria Batista de Almeida Marinho, é um privilégio para a escola estar sediando esta campanha tão necessária, porque o câncer de pênis tem que ser combatido e a melhor forma de prevenção é a vacina contra o HPV. O gestor adjunto, professor Mário César Lira Raposo, complementou que esta ação é relevante porque abrange a comunidade de uma forma geral: “Este dia D oportunizou às crianças e adolescentes, que são estudantes da rede pública e da comunidade em geral que ainda não tiveram acesso a esta vacina, virem aqui na escola polo e garantirem sua imunização contra o HPV”.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da Regional de Saúde do Estado, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Onivaldo Coutinho, explicou sobre a estratégia do Dia D de Vacinação contra o HPV: “Essa ação desenvolvida aqui na escola faz parte de uma estratégia ampliada da rotina dos serviços de imunização de todas as Secretarias Municipais de Saúde. Fizemos um recorte para esse público, que são adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos, em função do aumento da incidência do câncer de pênis, no sentido de tentar prevenir, estagnar a expansão desse problema de saúde pública”. O coordenador da Vigilância Epidemiológica­­­ também destacou que nesse trabalho de prevenção foi priorizado o público masculino nessa faixa etária: “O HPV é um problema que abrange tanto mulheres quanto homens, mas nesse momento em função da incidência, do aumento no índice de câncer de pênis, resolveu-se fortalecer essa estratégia, ampliando e priorizando o público masculino”.

A gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, destacou a relevância desta ação realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da iniciativa da Superintendência de Participação Social: “Agradecemos ao Governo do Estado e ao  superintendente Bruno Cacau por este cuidado na prevenção e na saúde dos nossos estudantes, garantindo a vacina para imunização contra o HPV, que é precursor do câncer de pênis”.

Esta ação em prol do combate ao câncer de pênis, com a vacinação contra o HPV aconteceu simultaneamente nas 19 UREs no Maranhão, tendo como meta a vacinação de até 90% do público-alvo, que são estudantes do sexo masculino, matriculados na rede pública, na faixa etária de 15 a 19 anos, que não foram anteriormente vacinados contra o HPV.

Texto e fotos : Aparecida Marconcini