8/06/2022 2:37 pm

Egressa da rede estadual realizará sonho de estudar Artes Digitais nos Estados Unidos

A dedicação aos estudos e o gosto pela arte revelam conquistas memoráveis na vida da estudante maranhense Jamylle Gomes Santos Oliveira, 19 anos, ex-aluna do Colégio Militar 02 de Julho, escola da rede pública estadual localizada no bairro Vila Palmeira, em São Luís. Filha de taxista e de uma dona de casa, Jamylle vem colecionando vitórias pessoais a cada dia. Em agosto deste ano, viajará para os Estados Unidos para estudar, durante quatro anos, Artes Digitais, na Faculdade de Dartmouth.

“Percebi como a educação é importante para transformar a vida das pessoas e tomei como minha missão lutar por essa causa. Na escola, participei do grupo de Teatro 100 Talentos onde juntamos recursos, por meio de nossas peças teatrais, para ajudar nas causas sociais, em São Luís. Nesse momento, descobri um imenso amor pelas artes digitais e de ilustração. Assim, surgiram minhas paixões pela arte e pela educação”, expressou Jamylle.

No Colégio Militar 02 de Julho, Jamylle criou diversos projetos para transformar a realidade de sua comunidade. “Iniciei, em minha escola, um projeto chamado Sobrevivendo à Adolescência. Nesse projeto, os jovens recebiam incentivo a continuarem a perseverar em sua educação através da criação de centros, onde os estudantes podiam se reunir e conversar sobre suas as dificuldades. Esses centros ofereciam palestras sobre educação, períodos de dificuldade e aumento de responsabilidade na adolescência” ressaltou.

Jamylle também elaborou outros projetos como o “Artistas Criam Artistas” e o “Arte para o Impacto Social”, ainda em fase inicial, que levará conhecimentos artísticos e de enriquecimento cultural a jovens de baixa renda em todo o Brasil, através da internet.

Jamylle também é co-fundadora do Recicriar, projeto que consiste em coletar lixo em áreas poluídas do nordeste do Brasil e transformar em objetos para serem vendidos. Os lucros dessas atividades são direcionados a comunidades carentes.

Em 2019, a estudante maranhense foi selecionada para o English Immersion Program, que faz parte da Organização Education USA e Embaixada dos Estados Unidos, realizado em Brasília. Para esse programa, 100 foram aceitos entre 7.000 candidatos.

As conquistas não pararam por aí. No Programa Jovens Embaixadores 2020, Jamylle foi um dos 50 jovens líderes de baixa renda brasileiros, selecionados entre os 10.000 candidatos para intercâmbio de liderança nos EUA. Esse feito foi a sua primeira experiência visitando outro país.

Sonho e perseverança

O Education USA ofereceu novas oportunidades a Jamylle. O programa procura estudantes brasileiros que mais se destacam no país com projetos de educação e têm interesse na sua aplicação em faculdade nos Estados Unidos. Foram selecionados 20 alunos entre 3.210 estudantes de baixa renda com perfil acadêmico excepcional, Jamylle foi uma das selecionadas.

Mesmo tirando 960 na redação do ENEM, e tendo sido aprovada em Design na UFMA, o sonho de estudar nos Estados Unidos fez Jamylle abrir mão de sua aprovação no vestibular no Maranhão, mas nem tudo foi fácil. As conquistas somente aconteceram porque Jamylle acreditou no seu sonho e teve perseverança.

“Recebi mentoria e pude me inscrever em 10 faculdades, entre elas Dartmouth, mas recebi rejeição em todas. Naquele momento, achei que era o fim de um sonho, porém não desisti e decidi que tentaria uma última vez. Em 2021, finalmente, foi aceita no programa Aplication Tracker Cohort e fui selecionada para Faculdade Dartmouth College. Quero, um dia, trazer o conhecimento que vou adquirir na faculdade e aplicar na minha comunidade, no Maranhão”, exprimiu a Jamylle.

Nadine Formiga, líder Organizacional de Encontros Extrassociais da Sociedade Brasileira de Dartmouth, ressaltou a importância da conquista da estudante maranhense. “A Jamylle foi a primeira estudante maranhense a ser aceita nessa faculdade”, destacou.

 

 

 

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
08/06/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI