16/09/2015 12:54 pm

Escola estadual da Cidade Olímpica ganha laboratório de Robótica

“Agora é real, minha escola tem laboratório de robótica”, afirmou Ivanilton da Silva Palácio, de 16 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio. “A gente vai saber desse universo que é fascinante, envolvente e ao mesmo tempo desafiador”, disse Jaigma da Silva Rodrigues, de 18 anos, que faz o 3º ano. O entusiasmo destes dois estudantes do Centro de Ensino João Batista, escola da rede pública estadual localizada na Cidade Olímpica, em São Luís, é compartilhado com todos os demais alunos da unidade de ensino.

Nesta terça-feira (15), a escola ganhou um Laboratório de Robótica Educacional. O laboratório é o primeiro de um projeto piloto do Governo do Estado, que está fase de implantação por meio da Secretária de Estado da Educação (Seduc). Durante a solenidade de entrega do laboratório à comunidade escolar, foi realizada uma aula inaugural de robótica com a presença de equipe técnica da Seduc, comandada pela própria secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

“A escola Joana Batista é a primeira da rede estadual a receber este projeto experimental. O objetivo é levar conhecimento científico, cultural, tecnológico e empreendedor aos estudantes onde quer que eles estejam e melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas nossas escolas”, afirmou a secretária.

Áurea Prazeres explicou que o projeto estimula o protagonismo juvenil, abre oportunidades de conhecimento e percepção de mundo. “Isso é muito importante para ajudar a promover o ensino de qualidade que tanto desejamos para os nossos estudantes”, complementou.

O laboratório vai funcionar, inicialmente, como espaço para cursos de robótica. A primeira turma começa agora em setembro e segue até fevereiro. No curso de Capacitação em Robótica Educacional, além dos ensinamentos relativos à robótica propriamente dita, os estudantes terão aulas de Empreendedorismo, Cidadania e Ética e Linguagem de Programação. “Estes estudantes terão a oportunidade de futuramente se tornarem monitores em outras escolas. A ideia é que, mais tarde, a Robótica Educacional faça parte do currículo nas escolas da rede estadual”, disse secretário Adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Williandickson Azevedo, que coordena o projeto implantado por meio de parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC).

Multimídia

Na oportunidade, também foi entregue à comunidade escolar a Biblioteca Multimídia Modular, composta por um acervo de mil livros infanto-juvenis, incluindo a coleção completa da Discovery, acesso à Barsa Digital, DVDs players, vídeos, computador e leitores digitais kindow, com mil livros já carregados em Língua Portuguesa e Inglês.

A Mobiteca possui toda ferramenta necessária para fomentar a leitura e a pesquisa entre os estudantes. Para os professores será uma maneira moderna de melhorar e tornar mais atrativas as atividades em sala de aula.

O professor Neilson Furtado Pontes, de Matemática e Física, fez uma demonstração aos convidados de como podem ser utilizadas as novas ferramentas à disposição, como os computador e leitores digitais kindow, para melhorar suas aulas. “Muita coisa ainda precisa melhorar, mas, este é um passo importante para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais atrativo, mais interessante”, destacou Neilson Furtado Pontes.

“Hoje nós podemos dizer: sim, a Cidade Olímpica tem um Laboratório de Robótica. Sim, a Cidade Olímpica tem uma Biblioteca Multimídia. Valeu a pena sonhar, pra ver esse sonho se transformando em realidade”, destacou a gestora da escola, Márcia Gomes.

Escola Digna

O Laboratório de Informática e a Biblioteca Multimídia são parte das ações estratégicas do Programa Escola Digna no Eixo de Pesquisa, Ciência e Tecnologias. E também é parte das ações de revitalização das bibliotecas escolares, atendendo a Lei 12.244 \2010 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas escolas até 2020.

Além do CE Joana Batista (Cidade Olímpica), os projetos experimentais serão implantados em mais cinco escolas da rede estadual de ensino: CE Vicente Maia (Anjo da Guarda); na cidade de Viana, no CE Nossa Senhora da Conceição; na escola CE Aluízio Azevedo, em Caxias. A quinta escola a receber os projetos será selecionadas entre os 30 municípios com menor IDH.

Estudantes apresentam performance teatral no espaço onde funcionará a biblioteca multimídia modular

Estudantes apresentam performance teatral no espaço onde funcionará a biblioteca multimídia modular

Secretária Áurea Prazeres destaca os novos projetos educacionais que integram as ações do Programa Escola Digna

Secretária Áurea Prazeres destaca os novos projetos educacionais que integram as ações do Programa Escola Digna

 

Fotos Matheus Marques

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI