21/07/2023 4:23 pm

Estudantes do Ensino Integral são medalhistas em Campeonato Mundial de Robótica

Os estudantes da Unidade Mais Integral Joaquim Amado, da educação municipal de Apicum Açu, integrante do programa Mais Integral da Seduc e o Centro Educa Mais Dayse Galvão conquistaram o 2º e 3º lugar no Campeonato Mundial de Robótica, da Federation of International Robot Sport Association (FIRA) World Cup 2023, que aconteceu na cidade de Wolfenbüttel, na Alemanha, entre os dias 17 a 21 de julho.

Estreantes na competição mundial, os estudantes do Centro Educa Mais Dayse Galvão venceram na modalidade “Mission Impossible United”, deixando para trás 26 equipes de 13 países no mundial. A prova aconteceu em três etapas, envolvendo desafios e embates entre robôs.

O estudante Felipy Cauê Mendonça, falou sobre os desafios enfrentados durante a prova: “O tempo da prova, a dificuldade de comunicação entre outras equipes, a exemplo da Grécia, e a proposta da prova foram pontos totalmente desafiadores, mas conseguimos ultrapassar os desafios movidos pelo nosso desejo e vontade de ganhar”, ressaltou o estudante do Educa Mais Dayse Galvão.

“Foi um longo processo e caminho para chegarmos até aqui e desde que soubemos que fomos classificados para o mundial, viemos nos preparando para esse dia e, graças a Deus, conseguimos alcançar o nosso objetivo”, contou Isabely Chagas Rabelo, integrante da equipe campeã.

Para o professor Jackson Gomes, da UMI Joaquim Amado, os alunos são os verdadeiros protagonistas em todo o processo: “Os alunos treinaram muito, com dedicação e empenho, para alcançarem um resultado tão satisfatório que foi o segundo lugar em uma das competições”, comemora.

Desde 2021, os Centros Educa Mais vêm se destacando pela participação em eventos científicos. “Com a implantação da robótica educacional nos Centros, as escolas vêm mostrando afinidade na participação de eventos científicos, conquistando premiações e classificações. Hoje, tivemos um importante resultado e consolidação do trabalho que vem sendo realizado, mostrando ao mundo que a educação do Maranhão pode competir em igualdade com países referência na robótica mundial”, pontuou o coordenador de Inovação da Seduc, Thiago Alves.

“O resultado dos nossos alunos no FIRA World Cup 2023, na Alemanha, conquistando o 2º e 3º lugar é fruto das políticas educacionais implantadas pelo Governo do Maranhão dentro da rede estadual de ensino. Este resultado vem para comprovar que estamos no caminho certo, os nossos estudantes hoje competem no mesmo nível dos melhores do mundo. É para isso que estamos trabalhando, agora a nossa meta é chegar ao topo do podium do mundo”, comemora Felipe Camarão, vice-governador e secretário de Educação do Maranhão.

Mais Integral

Destaque também para a participação da equipe da UMI Joaquim Amado, da educação municipal de Apicum Açu, integrante do programa Mais Integral da Seduc, que conquistou o 2º lugar na categoria DRC Explorer U14.

     O Programa Mais Integral é uma parceria da Secretaria de Educação com os municípios e consiste em estimular as prefeituras para a implementação de escolas de tempo integral na rede municipal, com suporte de profissionais da Seduc.

Para o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, Delmar Matias, o resultado é reflexo do compromisso dos alunos e dos investimentos na educação integral pelo Governo do Estado. “Essa conquista, além de reconhecer o talento dos nossos alunos, também é um reflexo do investimento e do compromisso que dedicamos à educação integral. O Centro Educa Mais Dayse Galvão e a UMI Joaquim Amado, são exemplos do que é possível alcançar quando valorizamos uma educação que oportuniza os nossos jovens. Que este resultado inspire a todos nós a continuarmos investindo no potencial de cada estudante”, pontuou.

As próximas competições vão acontecer ainda este ano, em Juazeiro do Norte (CE) – o Fira Nacional – dos dias 16 a 18 de novembro. E em 2024, São Luís vai receber a próxima edição do Fira Roboworld Cup.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI