28/11/2023 5:54 pm

Estudantes maranhenses são classificados para competição de robótica internacional

Os estudantes de ensino integral do Maranhão seguem fazendo história na robótica. A comitiva maranhense composta por quatro equipes dos Centros Educa Mais Barjonas Lobão, Dayse Galvão e Guilherme Maciel, e duas das UMIs Dep. João Araújo Silva e Tânia Leite Santos foram classificados para o FIRA Internacional 2024.

As equipes alcançaram a classificação na final nacional da competição, que aconteceu em Juazeiro do Norte, Ceará, nos dias 23 a 25 de novembro, com a participação de 9 estados brasileiros no evento: Maranhão, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Goiás e Amapá.

O Centro Educa Mais Barjonas Lobão participou pela primeira vez da etapa nacional da competição.

“Foi uma das melhores experiências da minha vida e pela primeira vez, a nossa escola conseguiu ser classificada para o mundial do maior evento de robótica do mundo, que era um dos nossos sonhos. Sou muito grato pela oportunidade e por todo apoio que recebemos. Foi uma experiência incrível”, falou o estudante Jhonathan Costa.

Já para Willian Silva França, de 17 anos, o FIRA é uma grande oportunidade para a troca de ideias, experiências e definição do Projeto de Vida. “Do FIRA conseguimos absorver contribuições para novos conhecimentos e estratégias que também serão levados para a sala de aula.  A robótica não é só competitividade, ela desperta o interesse e curiosidade em meios tecnológicos, pesquisa, além de contribuir para estabelecer o nosso Projeto de Vida”, afirmou Willian, estudante do Centro Educa Mais Dayse Galvão.

Desde 2021, os Centros Educa Mais vêm trabalhando no desenvolvimento da robótica de forma interdisciplinar, assim como na participação de representatividade e incentivo aos estudantes para a iniciação científica.

“Os resultados das competições se refletem no projeto educacional, ampliando o network [rede de contato] entre os competidores e aprimorando as habilidades, sejam motoras, de análise canários e iniciação científica, capacitando ainda mais os estudantes para o Ensino Médio”, destacou o Coordenador de Inovação da SEDUC, Thiago Alves.

As equipes classificadas, agora se preparam para o FIRA Internacional 2024, maior evento de robótica do mundo, que acontecerá em agosto do ano que vem, em São Luís.

Mais fotos:


Fonte:
Seduc
28/11/2023

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI