4/06/2016 12:26 am

Governador inicia entrega do maior programa de reestruturação da rede física escolar do Maranhão

Foto10_030616_Secap_Entrega de EscolasO Governo do Estado deu início às entregas do maior programa de reconstrução de escolas da história do Maranhão. Nesta sexta-feira (3), o governador Flávio Dino e vários secretários de Estado participaram da entrega e vistoria das obras em 16 municípios de todas as regiões maranhenses. A iniciativa vai beneficiar, nesta primeira etapa, 19 mil alunos de 30 escolas. Ao todo, o Governo está investindo na reforma de mais de 60 unidades da rede estadual de ensino, que irão atender cerca de 40 mil estudantes em 36 cidades. Os investimentos somam mais de R$ 90 milhões.

O governador Flávio Dino participou da entrega das reconstruções de escolas em Morros (C.E América Central); e nos povoados de Itatuaba (C.E Ana Flávia Pereira – Anexo I Raimunda Nonata), em Icatu; e São Simão (C.E Jayme Tavares), em Rosário; e foi recebido com festa e gratidão por gestores, diretores, professores e alunos pela oportunidade de garantir condições adequadas para o ensino e a aprendizagem de qualidade.

De acordo com Flávio Dino, mesmo com a crise econômica nacional e internacional que tem diminuído o poder de investimento, sobretudo, dos estados, o Governo do Maranhão prioriza a educação por se tratar do principal caminho para que haja desenvolvimento econômico e social para todos.

“Eu resolvi priorizar de verdade aquilo que é mais falado em tempo de campanha, e que é menos feito em tempo de Governo, que é a educação. Por que não era priorizado? Porque é um investimento de longo prazo. Mas o que me importa é fazer as coisas bem feitas, não é a próxima eleição. O que me importa é o Maranhão, saber que nós estamos fazendo o certo, o melhor. Por isso que nós estamos nesse programa de qualificação das escolas”, ressaltou o governador.

Com as reformas, as escolas ganharam: telhados e pisos recuperados, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, pintura das paredes, instalações de ar condicionados nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, troca de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica e, em algumas unidades, houve adequação dos espaços de lazer e reforma das quadras.

Para a gestora do C.E Ana Flávia Pereira – Anexo I Raimunda Nonata, Domingas Azevedo, a reforma da escola é um sonho realizado, e a visita de um governador pela primeira vez no povoado Itatuaba é a coroação desse marco histórico. “Hoje nossos filhos podem dizer: ‘estudo em uma escola digna’. Pela primeira vez nós estamos recebendo um governador em nosso humilde povoado. Obrigada por ter vindo, obrigada pela escola”, agradeceu Domingas.

A gestora do C.E Jayme Tavares, Rosângela Pedrosa, disse que a reconstrução da escola era um sonho que parecia impossível. “Nossa escola estava bem precária. Eu sonhava muito, saía na porta e ficava imaginando como ela ficaria. Era um sonho impossível no meu pequeno alcance, porque eu dizia que escolas não tem verba para ir melhorando com o tempo. Agradeço muito ao governador Flávio Dino”, realçou a gestora.

O governador acentuou que a realização de sonhos que parecem impossíveis, como colocou Rosângela Domingas, é a essência do atual Governo. “Ela falou de sonho impossível. É mais ou menos essa a síntese de governar o Maranhão. É sonhar com o impossível, mas tornar possível. E é isso que a gente tá fazendo aqui”, enfatizou Flávio Dino.

Entregas de reconstruções em todas as regiões

Além dos municípios em que o governador esteve presente, a primeira etapa de entregas e vistorias contemplou, nesta sexta-feira (3), as cidades de: São Mateus, Matinha, Belágua, Carutapera, Tutóia, Caxias, Riachão, Açailândia e Imperatriz; que foram representados pelos secretários Felipe Camarão (Educação) e Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), Marcelo Tavares (Casa Civil), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos), Carlos Lula (Saúde), Laurinda Pinto (Mulher), Adelmo Soares (Agricultura Familiar), Márcio Honaiser (Agricultura) e Clayton Noleto (Infraestrutura), respetivamente. Neste sábado será a vez de João Lisboa, Porto Franco, Balsas e São Luís.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, enfatizou que o Governo está entregando 30 escolas nesta primeira etapa, de um total de 60, além de cerca de 200 outras que estão em manutenção em todo o estado. “O governador Flávio Dino está fazendo o maior trabalho já visto em prol da educação deste estado, pois a educação é prioridade em seu Governo. Aqui em São Mateus estas escolas beneficiarão aproximadamente 2500 alunos”, ressaltou durante a entrega das Unidades de Ensino Alves Cardoso e São José, localizadas no bairro Piqui e Luís Augusto Barros, no centro da cidade.

Participação popular

A entrega e vistoria de escolas estaduais reconstruídas estão sendo marcadas pela participação popular. Das 30 unidades, 11 fazem parte das demandas prioritárias da população maranhense e foram coletadas nas Escutas Territoriais do Orçamento Participativo de 2015, as quais tinham compromisso de realização em 2016. As 11 escolas estão nos municípios de São Mateus, Imperatriz, Porto Franco, Balsas, Riachão, Tutóia e Belágua.

Fonte: Secap
Texto: Fabiana Akira