26/06/2023 3:07 pm

Governo amplia o acesso à educação para comunidades indígenas em Itaipava do Grajaú

Comunidade Indígena da Aldeia Cibirino, em Itaipava do Grajaú, recepciona o governador Carlos Brandão (Foto: Cinaldo Oliveira)

Trabalhar para promover o acesso à educação de qualidade, envolvendo todas as comunidades do Maranhão, tem sido a tônica do Governo do Estado. As ações educacionais vêm garantindo, inclusive, estruturas escolares mais acolhedoras para crianças e adolescentes indígenas, como aconteceu, nesse sábado (24), em Itaipava do Grajaú, onde as Aldeias Tupan e Cibirino foram agraciadas com escolas dignas.

“Estamos inaugurando duas escolas para os povos indígenas nas aldeias exatamente para valorizar e dizer que o governo cuida de todas as pessoas. Eu fiz questão de vir a esses eventos nas aldeias, para dizer que a educação para os povos indígenas também é prioridade para o nosso governo. A estrutura dos prédios escolares é de primeiríssima qualidade, e agora as crianças sairão dos barracões de palha para estudar em escolas dignas”, destacou o governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Cerimônia de Inauguração da Unidade Escolar de Educação Indígena Timbira, na Aldeia Cibirino, em Itaipva do Grajaú (Foto: Cinaldo Oliveira)

Na ocasião, o secretário adjunto da Seduc, Delmar Matias, representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. Na cerimônia de inauguração da escola na Aldeia Cibirino, Delmar ressaltou a importância das ações do governo para garantir estruturas escolares adequadas nas comunidades indígenas e fortalecer a educação na região.

“O Programa Escola Digna segue a todo vapor. Hoje, estamos no território Timbira, no município de Itaipava do Grajaú, acompanhados pelos caciques Geovane e Arão, que fazem parte das Aldeias dessa comunidade, e que estão sendo contempladas com mais uma escola digna. Aqui, representando o secretário de Educação, Felipe Camarão, e mostrando o compromisso do governo com a entrega de um importante equipamento educacional para todo esse território”, pontuou Demar Matias.

Na Aldeia Tupan, a comunidade estava na expectativa da inauguração do novo prédio da Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena Tupan, em substituição a casinha de palha que abrigava os alunos indígenas. O novo espaço possui uma sala de aula, secretaria, depósito, cozinha, banheiros, entre outros ambientes. A escola também possui poço artesiano, que abastecerá a comunidade com água de qualidade.

“Eu abusei de fazer escolinha de palha. Hoje, estou muito satisfeito porque era a escola que a gente queria, com estrutura bem feita para servir as comunidades do nosso povo. Eu já estudei um pouco e quero que outras pessoas daqui também tenham essa oportunidade. A comunidade está feliz porque essa escola ficará para os nossos filhos e netos, e agradeço o governo por isso”, afirmou o cacique da Aldeia Tupan, José Salomão.

Na Aldeia Cibirino, a comunidade indígena comemorou a entrega da nova Unidade Escolar de Educação Indígena Timbira, que possui duas salas de aula, secretaria, depósito, cozinha, banheiros, poço artesiano, para garantir as condições adequadas para a oferta de uma educação com qualidade.

“Hoje a gente está presenciando uma conquista do nosso povo Timbira, com a entrega dessa escola digna. A gente quer agradecer o governador Carlos Brandão e o nosso secretário Felipe Camarão, que vem contribuindo com a gente. Essa escola vai beneficiar os alunos que residem aqui dentro do território. Hoje a gente está feliz por essa conquista”, disse o cacique da Aldeia Tupan, Geovane da Silva Timbira.

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo