6/05/2016 8:58 pm

Governo capacita técnicos da Seduc para monitoramento do PAR

Com o objetivo de capacitar as equipes de trabalho que atuarão na elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) para o ciclo 2016-2019 e sensibilizá-las para a necessidade de acompanhamento das ações, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, de 28 de abril a 5 de maio, encontros formativos para 50 servidores da educação.

Dividido em dois momentos, o encontro buscou trabalhar de forma dinâmica e participativa para que as ações elaboradas na próxima etapa estejam em conformidade com as metas do Plano Estadual de Educação. No primeiro momento, a equipe fez um apanhado histórico e as considerações sobre o ciclo anterior do PAR (2011-2015), apresentou as metas prioritárias do Planejamento Estratégico e formou grupos de trabalho com o objetivo de levantar as ações prioritárias do Planejamento Estratégico da Seduc.

Já na segunda etapa, os grupos de trabalho reuniram-se para elaboração dos diagnósticos, divididos em quatro dimensões: Gestão Pedagógica, Formação dos Profissionais da Educação, Práticas Pedagógicas e Avaliativas, Infraestrutura e Tecnologias.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, enfatiza a importância do PAR para a captação de recursos que contribuirão na execução das ações educativas nos próximos quatro anos. “Devido à falta de acompanhamento das ações, no ciclo passado, tivemos perdas significativas de recursos federais. Neste novo ciclo, as ações serão devidamente monitoradas para não termos perdas e consigamos atingir nosso objetivo principal, que é melhorar os índices educacionais de nosso estado”, destacou.

Após o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abrir no sistema para a etapa da elaboração dos Planos de Ação, serão realizados novos encontros com as equipes para priorização das ações planejadas nos próximos quatro anos, já organizadas no Planejamento Estratégico da Seduc.

Convênio Transporte escolar

No início desta semana, o Governo do Estado e o FNDE/MEC assinaram Termo de Compromisso para aquisição de 64 ônibus escolares para a zona rural maranhense. Com investimentos de R$ 11,7 milhões, os ônibus serão distribuídos com base em critérios técnicos pelo Governo do Estado. A parceria com o Governo Federal faz parte do PAR para a educação, que contemplará ainda reforma e construção de escolas e quadras poliesportivas, além de apoio ao Programa Brasil Alfabetizado no Maranhão.

Fonte: Seduc
Texto: Luana Müriella

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI