2/02/2022 4:08 pm

Governo do Estado certifica jovens e adultos quilombolas em Itapecuru-Mirim

Representando o secretário Felipe Camarão, secretário adjunto André Bello assina Ordem de Serviço para pavimentação da Rua

Cerca de 70 jovens e adultos do povoado quilombola Santa Rosa, às margens da BR 135, no município de Itapecuru-Mirim, receberam, nesta terça-feira (1º), do Governo do Maranhão, os certificados dos cursos profissionalizantes ofertados pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Vocacional. Foi a primeira vez que a comunidade recebeu cursos de qualificação profissional para geração de renda e oportunidades.

“Nunca houve esse tipo de evento dentro da nossa comunidade. Os cursos estimularam as pessoas e criaram um espírito novo aqui. A ideia é formarmos uma cooperativa, continuar esse trabalho porque, já que nos profissionalizamos em uma área, a gente tem de mostrar isso, buscar recursos através do nosso trabalho”, revelou José Maria Santos Corrêa, que fez o curso de auxiliar de cozinha.

Em Santa Rosa, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) formou 67 alunos, sendo 33 no curso de Doces e Salgados e 34 em Auxiliar de Cozinha. Entre os estudantes, está Maria de Jesus Serra, da comunidade São Francisco, próximo ao povoado.

“Hoje, estou muito feliz e agradeço a Deus pela oportunidade que o IEMA trouxe para nós. Era um grande sonho que eu tinha de fazer esse curso e consegui, por isso sou muito grata”, destacou Maria de Jesus Serra.

Representando o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello, ressaltou que o objetivo do Governo do Estado é ampliar, cada vez mais, a oferta de cursos profissionalizantes aos maranhenses.

“Além das ofertas em Unidades Vocacionais do IEMA, o governador Flávio Dino determinou que fosse firmada parceria com igrejas e demais instituições para qualificação de mais pessoas. Com isso, ampliamos de 60 para 100 mil o número de jovens e adultos que terão mais oportunidades para geração de renda, a partir de sua qualificação”, pontuou André Bello.

O prefeito de Itapecuru-Mirim, Benedito Coroba, externou felicidade e gratidão pela parceria com o Governo do Estado e os vereadores municipais para a oferta de cursos de qualificação. “Esses jovens e adultos vão colher frutos maravilhosos. Parabenizo todos vocês que fizeram esses cursos porque o trabalho é um dos grandes ingredientes para sermos felizes. Agradeço a parceria do Governo do Estado por ter trazido esses cursos para a população do nosso município”, realçou.

Participaram também da certificação dos cursos do IEMA Vocacional no quilombo Santa Rosa, o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago; os vereadores do município Milena Amorim e Nenem Barradas e lideranças comunitárias.

Rua Digna

Nesta terça-feira, o Governo do Estado também assinou Ordem de Serviço para as obras da Rua Digna no povoado Boca do Campo, em Itapecuru-Mirim. Ao todo, serão mil metros de pavimentação com bloquetes sextavados para a comunidade. A ação é resultado da parceria entre a Seduc e as Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e Agricultura Familiar (SAF).

Mais de 40 famílias do povoado Boca do Campo serão beneficiadas com a Rua Digna. Para a obra, serão investidos R$ 312 mil do Tesouro Estadual, com prazo de 90 dias para a conclusão da obra.

Mais fotos:

Fotos: Rodrigo Ribeiro