12/01/2024 3:32 pm

Governo do Maranhão encerra as atividades da Formação Inicial 2024 Mais Integral

Para promover a política de educação integral em regime de colaboração com os municípios, o Governo do Maranhão realizou a Formação Inicial 2024 Mais Integral. O evento, que foi aberto no dia 9 foi encerrado nesta sexta-feira (12), no Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, no bairro Cohab, em São Luís, reuniu representantes das prefeituras e a equipe técnica do Governo do Estado. O governador em exercício Felipe Camarão participou da cerimônia. Mais de 100 novas escolas de tempo integral serão implantadas no estado em 2024.

A Formação Inicial 2024 Mais Integral visa o fortalecimento das equipes municipais de implantação Mais Integral, com foco na apropriação do modelo pedagógico e do modelo de gestão escolar das unidades Mais Integral no estado.

“Ao longo desses quatro dias de formação, nós trocamos experiência com as prefeituras, secretários municipais, técnicos e secretarias. Fizemos questão de fazer este evento em uma escola em tempo integral, mostrando para as prefeituras como é o modelo adotado pelo estado. Esse assessoramento vai ser fundamental para que a gente possa expandir as escolas de tempo integral e a educação de tempo integral no Maranhão”, afirmou o governador em exercício Felipe Camarão.

A formação é realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral. “Estamos acompanhando todos municípios na implantação do Programa Mais Integral. Estamos realizando formação para mais de 130 municípios, que estão sendo acompanhados pela Seduc”, ressaltou o secretário adjunto Delmar Matias.

A agenda formativa trabalhou com uma pauta estruturada de palestras, com orientações para implementação da política de educação em tempo integral nas redes municipais, e também pautas de planejamento estratégico e aprofundamento do modelo institucional Mais Integral.

A técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Mata Roma, Simone Mendes, disse que a formação vai permitir que o município implante o ensino integral de forma mais eficaz. “Mata Roma vai ter escolas de tempo integral a partir deste ano. É um modelo de ensino diferente do que estamos acostumados. Com essa parceria com o Governo do Maranhão os municípios ficam melhor preparados para fazer o ensino integral dar certo”, comentou.

Programa Mais Integral

O Programa Mais Integral foi criado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o intuito de conceder apoio técnico-financeiro a municípios, para estimular a implantação de escolas em tempo integral nas redes municipais.

A ação do governo visa o fortalecimento do regime de colaboração entre a Seduc e as secretarias municipais de educação, para promover a melhoria do fluxo escolar e a elevação dos indicadores educacionais em todo território maranhense.

Escolas de tempo integral

Atualmente, o Maranhão tem 94 escolas de tempo integral, mas este número vai mais do que dobrar em 2024, pois o Governo do Maranhão, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, vai implantar 106 novas escolas do tipo até o fim do ano.

Esta ampliação será possível porque Governo do Maranhão aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, que consiste em incentivar a criação de matrículas em tempo integral na Educação Básica, por meio de assistência técnica e financeira da União aos estados e municípios que aderirem ao programa.

O Programa Escola em Tempo Integral foi lançado em julho de 2023 e investirá R$ 4 bilhões nesta modalidade de ensino. O objetivo do investimento é ampliar em 1 milhão o número de matrículas em todo o país. Os 217 municípios maranhenses já aderiram ao programa.

Mais fotos:

Fonte: Secom