3/06/2016 7:04 pm

Governo do Maranhão entrega Centro de Ensino reconstruído em Belágua

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhipop), Francisco Gonçalves, que esteve em Belágua. Foto: Divulgação

Cidade que está contemplada no Plano de Ação Mais IDH, estratégia do Governo do Maranhão para melhorar os indicadores sociais de 30 cidades maranhenses, Belágua recebeu um Centro de Ensino totalmente reconstruído e readequado com salas de aula refrigeradas, com um investimento de R$ 128 mil.

“O governador Flávio Dino encontrou as escolas estaduais em péssimas condições. Agora há um esforço para reconstruir essas escolas, garantindo condições dignas de trabalho para os professores e espaço adequado para a aprendizagem dos alunos. Esta é uma questão fundamental porque todos têm que ser tratados com serviços públicos de qualidade, com agilidade e eficiência”, disse o secretário Francisco Gonçalves.

A professora Cristiane Costa, que leciona Língua Portuguesa e Redação na Unidade há quatro anos, destacou a importância da reforma para a melhoria da qualidade da educação no município. “Nós professores trabalhamos para somar conhecimentos com os alunos e essa reforma é fundamental para que os alunos sejam protagonistas de suas próprias histórias sem se desvincularem da escola. Nós só temos a agradecer”.

Já o aluno do 2º ano, Marcos André Silva, de 19 anos, fez questão de falar sobre as ações do Estado no município. “Estou muito feliz em saber que nosso problema vai ser resolvido, que o Governo tem um olhar especial para Belágua. Agradeço primeiramente por terem atendido nossas reivindicações. Agradecemos ao Governo pela reforma. Ainda há muito por ser feito. Nós, estudantes, queremos ter atenção especial do governo”.

Nesta sexta-feira (03) e sábado (04), o Governo do Maranhão entrega e vistoria 30 escolas reconstruídas em várias regiões do estado com investimentos de R$ 19 milhões.

Para o estudante Marcos André de Oliveira, representante estudantil da Unidade, a reforma é de suma importância para os alunos. “A primeira reforma que ocorreu aqui não ficou muito boa, nós percebemos o olhar especial do Governo para a nossa escola. Esperamos que o governo continue olhando para nossa escola com a mesma atenção”, disse.

Ações do Plano Mais IDH

Secretário Francisco Gonçalves em diálogo com a população de Belágua

Além de entregar a Unidade Escolar Desembargado Emésio Araújo, o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves detalhou as ações do Plano Mais IDH em Belágua, baseada na união das instituições e da sociedade. Francisco informou o reforço das ações de saúde da Força Estadual de Saúde, sobretudo para a redução da mortalidade infantil e materna.

Francisco Gonçalves informou que a parceria do Governo do Estado e Prefeitura para o avanço do Programa Escola Digna, que substituirá escolas de taipa por centros de educação adequadamente equipados.

O Secretário informou ainda que equipes do Governo do Estado estão atuando nos povoados de Belágua promovendo ações de agricultura familiar para melhorar os indicadores de segurança alimentar da cidade.

“Uma resposta positiva que o Governo do Maranhão tem dado com a implantação do Plano Mais IDH, que reúne um conjunto abrangente de ações, desde a agricultura familiar, da saúde, assistência social e outras ações que visam fazer progredir os indicadores sociais e melhorar a vida das pessoas. Reforço a importância da união de todas as instituições da sociedade civil para que possamos mudar a realidade dessas cidades que estão abaixo da linha da pobreza”, concluiu Francisco Gonçalves.