12/11/2020 6:49 pm

Governo do Maranhão entrega primeiro prédio próprio da rede estadual em Matões do Norte

Com a inauguração em Matões do Norte, o Governo do Maranhão, com o Programa Escola Digna, avança no cronograma de entregas em municípios que antes não possuíam prédios próprios da rede estadual de ensino

Por mais de duas décadas a comunidade escolar de Matões do Norte desejou possuir um prédio próprio para as atividades do Ensino Médio. Sonho que foi realizado nesta quarta-feira (11), pelo Governo do Maranhão, com a entrega do novo Centro de Ensino Professor Antenor Bogea (CEPAB).

A professora de Filosofia e ex-aluna do CEPAB, Antônia Assunção, conta que antes a escola era anexo do Centro de Ensino Pedro Neiva de Santana, no município de Cantanhede – vizinho à Matões do Norte, e era uma dificuldade para concluir os estudos.

“Sou ex-aluna desta casa, hoje voltei como professora e hoje a gente vê que o nosso aluno vai ser beneficiado com essa escola maravilhosa. A gente tem que agradecer ao Governo do Estado por estar nos presenteando, no aniversário de 26 anos de Matões do Norte. A gente recebe esse lindo presente”, enfatizou a professora.

Mesmo após a emancipação do município de Matões do Norte, a comunidade escolar do Ensino Médio continuava sofrendo com a falta de um ambiente própria para suas atividades, tendo que dividir o ambiente com estudantes do Ensino Fundamental, no prédio da Escola Municipal Julia Fonseca Barbosa.

Por conta disso as aulas só aconteciam no período noturno, o que aumentava as limitações e também dificultava o aprendizado dos estudantes, como conta o gestor Geral do CE Prof. Antenor Bogea, Felipe Sampaio.

“Como estávamos em um prédio cedido isso dificultava o andamento dos nossos projetos, todo o andamento do nosso plano pedagógico. Hoje estamos recebendo do Governo do Maranhão, nosso governador Flávio Dino e nosso secretário Felipe Camarão, a realização de um sonho de todos da comunidade de Matões do Norte. E lhes garanto que, com certeza, a partir de hoje nossos indicadores serão cada vez melhores, porque agora nós temos possibilidades de agir e planejar em um espaço que é nosso”, confirmou o gestor Geral.

Com a inauguração em Matões do Norte, o Governo do Maranhão, com o Programa Escola Digna, avança no cronograma de entregas em municípios que antes não possuíam prédios próprios da rede estadual de ensino.

Desde o início da gestão Flávio Dino, comunidades escolares de 25 municípios do Maranhão, que não tinham sequer prédios próprios do Estado, comemoram as entregas de seus novos prédios. Até o ano que vem, o Governo do Estado vai zerar esse número com entregas de unidades escolares próprias de Ensino Médio em todas essas cidades.

“Estamos rompendo com um ciclo histórico. Os estudantes de Matões do Norte agora têm a sua casa. Um prédio lindo, equipado e com ferramentas pedagógicas modernas.

O novo prédio escolar possui climatização nos ambientes, seis salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, ala administrativa, cozinha, banheiros masculino e feminino acessíveis e pátio coberto. Estrutura digna para abrigar as aulas e atividades dos mais de 270 estudantes do Ensino Médio regular.

O professor de Inglês do CEPAB, Lucas Sampaio, afirma que falar da escola é motivo de alegria porque a atmosfera do ambiente escolar propicia a diferença no que é lecionar com amor e dedicação. E, para ele, hoje ter a oportunidade de estar em uma estrutura própria e condizente com a realidade daquilo que os alunos precisavam, traz um sentimento de prazer, pois poderão desenvolver tudo aquilo que durante muito tempo ficou reprimido, mas agora os alunos poderão usufruir daquilo que era necessário para tenham um aprendizado de qualidade.

“Falar do sentimento que nós estamos tendo hoje é algo muito especial para nós professores, porque nós alcançamos um sonho que já vem sendo sonhado e batalhado pela gestão dessa escola há alguns anos. Nosso sentimento é de gratidão por Matões do Norte estar sendo agraciado com uma escola desse porte. Agradeço ao secretário de educação, ao governador do Estado e ao nosso gestor Felipe Sampaio. A expectativa agora é de melhoras dos índices educacionais e da qualidade de ensino para Matões do Norte”, ratifica Lucas.

“Esse prédio vai melhorar muito no ensino dos alunos que ainda virão. E eu espero do fundo do meu coração que eles cuidem desse espaço como se fosse a segunda casa deles e que eles possam usufruir de todos os benefícios que tem nessa nova escola”, declarou Dheyvilla Xaiane, estudante da 3ª série do Ensino Médio do CEPAB.

O mesmo pedido por zelo ao novo prédio vem do estudante Albertinny de Sousa Rodrigues. Ele é presidente do Grêmio Estudantil do CEPAB e também está concluindo o Ensino Médio em 2020, e, por isso, não vai usufruir das novas instalações, mas pede aos novos estudantes que cuidem da nova escola.

“Primeiro eu quero agradecer ao Governo por ter dado essa nova escola ‘pra’ gente. E segundo que deixar como recado aos novos alunos que cuidem do prédio como se fosse sua segunda casa, porque nós passamos bastante tempo aqui e temos que cuidar do que é nosso. Espero que todos aproveitem cada canto dessa linda escola”, disse o estudante.

Timon

O CE João Lula, que foi totalmente reformado após quase 30 anos de fundação e entregue com tudo novo aos professores, funcionários da escola e estudantes, que ganharam nove salas de aula, laboratório, biblioteca, cozinha, banheiros, entre outros

Em Timon, a comunidade escolar recebeu, nesta quarta-feira (12), mais uma Escola Digna, o Centro de Ensino João Lula, que foi totalmente reformado após quase 30 anos de fundação e entregue com tudo novo aos professores, funcionários da escola e estudantes, que ganharam nove salas de aula, laboratório, biblioteca, cozinha, banheiros, sala de professores e gestão.

Construída em 1985, a última reforma foi feita em setembro de 1992. O gestor geral do CE João Lula, Júnior Geo, ressaltou que a comunidade escolar esperou muito tempo por uma Escola Digna. “Lutamos muito para que esse sonho se tornasse realidade. Nossa estrutura ficou bem desgastada. Eu lembro que tinha período chuvoso que era preciso liberar os alunos porque não havia condições de assistirem aulas porque chovia dentro da escola. Hoje temos uma escola realmente digna dos nossos estudantes”, destacou.

A escola atende 905 alunos matriculados nos três turnos no Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos. Para Larissa Rebeca, da 3ª série, ressaltou que a reforma da escola sempre foi o desejo dos estudantes. “Quando entrei aqui fiquei muito emocionada porque eu não sabia que ficaria tão bonita. Está uma nova escola, diferente do que imaginei. Esse ano vou concluir, mas meu sonho sempre foi poder usufruir de uma escola assim”, revelou a estudante.

“A inauguração do João Lula é um marco para a Educação de Timon, tendo em vista que está escola foi inaugurada na década de 80 e nunca havia passado por uma reforma desta magnitude. Parabenizo o governador Flávio Dino – o governador da Educação reconhecido nacionalmente – o secretário de estado da educação, Felipe Camarão, e a empresa que fez um serviço de qualidade. Agora, os estudantes podem aproveitar as salas de aulas climatizadas, quadra poliesportiva, laboratórios e muito mais. Tenho certeza que, em breve, todas as nossas escolas de Timon serão reformadas, climatizadas, reconstruídas e, assim, avançaremos muito mais em nosso IDEB”, enfatizou o Deputado Estadual, Rafael Leitoa, que acompanhou a agenda de entregas em Timon.

IEMA

Os 120 alunos do curso técnico em equipamentos biomédicos da unidade plena do IEMA, em Timon, receberam do Governo do Estado um Laboratório de Equipamentos Biomédicos da Base Técnica para auxiliar na formação técnica dos estudantes

Ainda em Timon, os 120 alunos do curso técnico em equipamentos biomédicos da unidade plena do IEMA, em Timon, receberam do Governo do Estado um Laboratório de Equipamentos Biomédicos da Base Técnica para auxiliar na formação técnica dos estudantes.

Em todo o Brasil, só há 5 cursos técnicos em equipamentos biomédicos, como o que é oferecido no IEMA. Após parabenizar os estudantes, o secretário Felipe Camarão realçou a soma de investimentos realizada pelo governo em educação. “Nossos estudantes têm acesso a laboratórios e equipamentos que poucas escolas brasileiras dispõem. Esse laboratório possibilitará que eles tenham melhores condições para ingresso no mercado de trabalho e em universidades importantes para sua formação”, realçou.

“Esse laboratório tem uma relevância muito grande porque ele fará com que a gente tenha uma pouco da prática do mercado de trabalho. Então, a gente pode exercer nossa função dentro do laboratório para poder ter experiência para desenvolver lá fora, na clínica ou no hospital”, comemorou Renara Lúcia.

“São equipamentos excelentes, bem modernos, extremamente tecnológicos, e o aluno que será egresso do IEMA terá uma base uma muito forte no mercado para poder atuar e também nos cursos de graduação, onde esses alunos ingressarão. Então, eles já têm uma vantagem em relação a outros alunos que não tiveram acesso a esses equipamentos, que vêm agregar demais em nosso curso”, apontou o professor Stenio Coelho.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro e Raphael Garreto
Fotos: Lauro Vasconcelos
12/11/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI