O Governo do Estado entregará, nesta terça (26), às 17h, o novo CAIC de Timon, que foi totalmente reconstruído após oito anos de abandonado. O antigo será reinaugurado e depois de uma reforma completa autorizada pelo governador Flávio Dino, se tornará a sede definitiva do Colégio Militar Tiradentes V, que funciona atualmente no prédio do C.E. Padre Delfino.
A nova estrutura contará com 20 salas de aula; laboratórios de Química e Física, Robótica, Artes, Informática, Matemática, Biologia; além de sala de dança; auditório; refeitório; ginásio poliesportivo e salas para o setor administrativo, atendendo em média 850 estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, distribuídos nos dois turnos de funcionamento, manhã e tarde.
“As expectativas são as melhores possíveis entre alunos, professores, direção e pais, porque vamos receber uma estrutura maior que consta com laboratórios, uma área para a prática esportiva e um conforto melhor em sala de aulas para todos os nossos alunos e professores”, comenta o tenente coronel Francisco de Sousa, gestor geral do CMT V.
“Todos nós nos sentimos gratificados em receber esta nova estrutura. Em saber que aquilo que estava realmente abandonado e servindo de abrigo para vândalos, hoje será a sede de um Colégio Militar”, acrescenta Francisco de Sousa.
“Sempre estivemos acompanhando todo este processo de reforma do CAIC. Era um sonho que está sendo realizado, de toda a população de Timon, em especial, da classe estudantil e dos moradores daquela região. Esta é uma conquista ímpar e o retorno das atividades do CAIC em pleno funcionamento”, destaca o gestor da Unidade Regional de Educação (URE) Timon, professor Regino Nolêto.
“Contando com o CAIC, o governador Flávio Dino já inaugurou quatro escolas em Timon. As outras três são o Jacira, IEMA e o Robson Parentes Noleto Silva”, completa o professor.
Investimentos
Para a reconstrução do CAIC foram investidos cerca de R$ 5 milhões. Um investimento em educação que também traz benefícios para a população em outra área: a de segurança. É que neste novo equipamento também será inaugurada uma Companhia da Polícia Militar. Segundo o tenente coronel Sousa, a unidade irá contemplar os alunos e a comunidade dos bairros Pedro Patrício, Vila Angélica e adjacências.
“Queremos envolver todos os entes da Segurança Pública, Ministério Público, Judiciário, Polícia Civil, Instituto de Criminalística, além da própria Polícia Militar, para fazermos um bom trabalho no que diz respeito à segurança dos nossos alunos e comunidade em geral”, explica Sousa.
Colégio Militar
A implantação de uma unidade do Colégio Militar em Timon também foi resultado da política educacional do Governo Flávio Dino, em parceria com prefeito Luciano Leitoa e do deputado estadual Rafael Leitoa.
“Em Timon somos a quinta unidade e já conseguimos conquistar algumas coisas, mas, principalmente, ajudar com que essas crianças/adolescentes exerçam uma cidadania sempre com disciplina e honra e que haja realmente uma mudança de comportamento e de vida e um interesse pelos estudos, que é o mais importante”, pontua Sousa.
Fonte: Seduc
Texto: Flávia Raquel
Fotos: Divulgação
25/06/18
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI