O encontro foi realizado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília/DF. A Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (Seduc) está representada pela Supervisora do Regime de Colaboração, Daiane Barboza e pelo Supervisor de Informações Educacionais, Saulo Formiga, além de membros da UNCME e UNDIME do Maranhão.
“É um momento de alinhamento importante para que os Estados entendam também as novas diretrizes lançadas agora na forma de Lei com um Plano Nacional e para que possam, agora, conduzir a construção dos seus Planos Municipais e Estaduais. Olhamos para trás, analisando o que aconteceu durante o Plano Nacional de 2014 a 2024, levantamos questionamentos que foram conduzidos durante a Conferência Nacional de Educação que, inclusive, virou um documento que se torna lei com apreciação pelo Senado Federal, onde estabelecemos os pontos de atenção que foram observados nesse monitoramento do último decênio. Buscamos reduzir as distorções, as desigualdades entre os mais ricos e os mais pobres, a zona rural e a zona urbana, para tornar plena e efetiva a educação brasileira,” disse Saulo Formiga, Supervisor de Informações Educacionais da Seduc.
O encontro visa, ao longo de dois dias, discutir o mapeamento dos gargalos na educação nacional e da elaboração de diagnóstico contendo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação (PNE). Em 2023, a Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino – SASE, do Ministério da Educação (MEC), instituiu o GT do Plano Nacional de Educação, de caráter consultivo e propositivo, para realizar uma análise pormenorizada dos problemas enfrentados no setor educacional por todo o país, observando os avanços e os pontos de atenção à luz da elaboração do próximo Plano Decenal 2024/2034.
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