17/06/2022 4:54 pm

Governo participa de encontro para discutir política de educação ambiental

Reunião de Planejamento sobre as atividades da Escola Ambiental

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), que compõem o Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, esteve presente, nas últimas semanas, nos municípios de Coelho Neto (dias 9 e 10 de junho) e Barreirinhas (dias 13 e 14 de junho), para discutir a estruturação do Plano Municipal de Educação Ambiental.

O objetivo da ação é descentralizar a gestão de Educação Ambiental no Estado, bem como implementar a Política e o Plano Estadual de Educação Ambiental no Estado, para fortalecer as políticas ambientais nos municípios e garantir o desenvolvimento sustentável.

Durante os encontros, foi realizada uma capacitação sobre Gestão da Educação Ambiental no Estado do Maranhão, ministrada por Denison Ferreira, supervisor de Comunicação Socioambiental/SEMA, e a palestra sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, ministrada por Tânia Ferreira, técnica ambiental da SEMA.

Também ocorreu a capacitação sobre Criação de Escolas Sustentáveis, ministrada por Genilson Lima, técnico de Currículo Escolar (SUPECE/Seduc). As equipes trabalharam na construção e apresentação das propostas de ações para o Plano Municipal de Educação Ambiental.

Participaram do encontro representantes do poder público local (executivo), representantes do legislativo, gestores, professores e coordenadores de escolas, representantes das universidades públicas locais e representantes da sociedade civil organizada.

Educação ambiental

O Governo do Maranhão segue com as ações em favor do meio ambiente aliado à educação, e na manhã desta sexta-feira (17), a secretária de Educação, Leuzinete Pereira da Silva, participou da Reunião de Planejamento sobre as atividades e projetos que serão executados pela Escola Ambiental ainda em 2022. O encontro, que ocorreu de forma virtual, teve como foco ainda pautas relevantes, como o Programa Jovem Ambiental e o Selo Cidadania Ambiental.

“A Escola Ambiental veio para fortalecer a agenda do governo e se trata também de uma questão prioritária do governador Carlos Brandão, que é muito comprometido com a causa do meio ambiente e da sustentabilidade. Eu farei todo o esforço necessário para trabalhar esse tema na Educação, de forma que essa pauta envolva a articulação com os movimentos sociais e entidades parceiras”, destacou a secretária de Educação.

Também participaram da reunião o presidente do Fórum de Educação Ambiental do Maranhão, Sálvio Dino; a secretária da SEMA, Rayssa Queiroz; a secretária adjunta da Segov, Marcela Mendes; a coordenadora da Escola Ambiental do Maranhão, Layse Campos; e o secretário de Turismo, Paulo Matos.

Mais fotos:

17/06/2022