5/11/2015 2:30 pm

Candidatos às eleições diretas para gestor escolar participam de formação continuada

MMS_3183

Formação em São Luís acontece no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire

Mais de mil candidatos inscritos no processo seletivo democrático para a função de gestor escolar do Sistema Estadual de Ensino estão participando, nesta quinta-feira (5), nas 19 Unidades Regionais de Educação da Formação Continuada promovida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Como parte da terceira etapa do processo seletivo, a ação culminará com o Exame de Certificação, que será realizado neste sábado (7). Os participantes precisam ter, no mínimo, 75% de frequência durante os dois dias de formação, além da participação na prova, obrigatória para os candidatos ao cargo.

Em São Luís, o evento ocorre no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

URE São Luís

Secretária Áurea Prazeres destaca importância do processo seletivo

Ao participar da abertura, a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres destacou que o seletivo para a função de gestor escolar vai além das eleições diretas. “O processo desencadeado no governo Flávio Dino consiste numa ação formativa de gestão escolar democrática e representa a ressignificação do ato pedagógica da escola, com o foco na melhoria das práticas da gestão educacional”, ressaltou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão, Júlio Pinheiro, apontou a eleições diretas para gestor escolar é resultado de uma histórica dos profissionais da educação. “A gente cumpre hoje mais uma etapa de uma luta histórica no Maranhão, que é a gestão democrática. O sindicato entende que esse processo é fundamental para uma educação de qualidade”, realçou.

Viana

Formação Viana

Gonzanilma Nunes Ferreira, gestora regional de Educação de Viana, reforçou a importância do processo para a educação maranhense. “Esse é mais um passo dado para a construção de um Maranhão de todos nós”, apontou.

De acordo com a professora Francisca Lima, coordenadora do processo seletivo, o exame de certificação destina-se ao credenciamento de servidores efetivos do quadro do magistério estadual do maranhão, conforme critérios de competências técnico-profissionais. “O objetivo é que estejam aptos ao exercício da gestão escolar, na função de gestor/diretor geral e gestor auxiliar/diretor adjunto”, explicou.

O processo de consulta (eleição) junto à comunidade para a função de gestão escolar ocorrerá no dia 10 de dezembro.

Locais da formação nas Regionais:

Açailândia – Auditório centro de Formação Paulo Freire
Bacabal- auditório da Escola Militar