31/07/2020 9:18 pm

Governo realiza acolhimento socioemocional para equipes gestoras da Rede de Educação em Tempo Integral

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou durante toda a sexta-feira (31) um acolhimento socioemocional para as equipes gestoras da Rede de Educação em Tempo Integral do Maranhão. Na ocasião, foram contempladas as equipes gestoras das Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e dos Centros Educa Mais, divididos em dois turnos.

A ação teve como objetivo encorajar, motivar e reconhecer o trabalho desempenhado pelas equipes no primeiro semestre deste ano no desenvolvimento das aulas remotas, e prepará-las para o retorno das aulas remotas no segundo semestre. A iniciativa foi coordenada pelo Núcleo de Educação Socioemocional e Protagonismo Juvenil.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, o acolhimento é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por toda equipe escolar. “Realizamos o acolhimento das equipes gestoras da Rede de Educação em Tempo Integral. Esse é um momento muito especial em que acolhemos as equipes gestoras, que foram notáveis no desenvolvimento das atividades remotas no primeiro semestre e que estarão nesse segundo semestre continuando com as atividades. O acolhimento é uma oportunidade de encorajar a equipe para fazer com que nossos alunos tenham o direito de aprender”, destacou.

“O acolhimento é uma das práticas educativas do modelo institucional do IEMA e se destaca por sua intencionalidade no contexto escolar. Para este momento de volta às aulas, foi planejado pelo Núcleo Socioemocional e Protagonismo Juvenil um momento de acolhimento às equipes gestoras que estiveram à frente de suas equipes escolares durante todo o processo de ensino remoto”, contou Mirla Santana, coordenadora de Modelo Pedagógico do IEMA.

O gestor pedagógico da Unidade Plena Itaqui-Bacanga, Jorge Marvão, classificou a ação como positiva. “Esse momento de acolhimento foi muito importante, pois percebemos o comprometimento com todos os profissionais. Essa atitude demonstra uma concepção de confiança e compromisso de todos com a nossa equipe de gestores, uma vez que precisamos estar emocionalmente preparados para poder acolher os nossos professores, alunos e demais funcionários de forma humanizada”, disse.

Para a gestora geral da Unidade Plena de Axixá, Léa Cristina, o acolhimento foi excelente. “O momento foi fundamental para compartilhar as nossas expectativas para o retorno, mas também para superar os momentos difíceis que vivemos no primeiro semestre”, relatou.

Gaudio Lima, gestor pedagógico do Centro Educa Mais Salustiano Trindade, ressaltou que esses momentos são de muita serventia para o amadurecimento intelectual de toda equipe. “O acolhimento socioemocional para nós gestores é um momento de suma importância, em que percebermos o quanto somos importantes dentro do processo de ensino-aprendizagem. Desde já agradeço pela acolhida, tem sido de grande valia”, disse.

Raquel Melo, supervisora dos Centro de Educação em Tempo Integral, enfatizou a importância da ação. “É essencial para que possamos lançar um olhar cuidadoso sob os sentimentos e a saúde emocional das nossas equipes, para fortalecer os vínculos e traçar estratégias mais assertivas para educação do nosso estado. Isso impacta diretamente no resultado de todo o trabalho que é desenvolvido por essas equipes na rede integral”, reiterou.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
31/07/20

Gestores das unidades plenas do IEMA participando do acolhimento socioemocional