Com objetivo de oportunizar ferramentas pedagógicas e socioemocionais aos profissionais da educação que atuam no âmbito da Rede de Educação em Tempo Integral, Centros Educa Mais e unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) para a retomada das aulas remotas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou formação durante toda terça-feira (4).
A ação foi transmitida no canal oficial do youtube do IEMA e foi dividida em dois turnos. No primeiro momento, o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, mediou uma conversa com a diretora pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Thereza Barreto, que teve como tema: Competências Socioemocionais.
“Agradeço a honra de debater com professores maranhenses. É um privilégio poder colaborar com os estados e municípios na criação de soluções para avançarmos. É preciso um olhar cuidadoso com nossos docentes pois eles são imprescindíveis no processo de ensino-aprendizagem”, declarou Thereza Barreto.
De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, a formação continuada é de extrema importância para que os professores tenham segurança para a volta às aulas. “Estamos realizando essa capacitação aos nossos professores e gestores, mas também está aberta para qualquer professor que tenha interesse em participar. É um momento livre, transmitido pelo youtube. Através da iniciativa queremos promover reflexões e discussões para encorajar novos profissionais para o retorno as aulas remotas”, afirmou.
Arly Gonçalves, gestora pedagógica da unidade plena do IEMA de Coroatá, ressaltou a relevância da ação. “A formação foi excelente! Sairemos com um bom aprofundamento da temática. Precisamos concretizar o debate por meio de nossas práticas pedagógicas no espaço da escola, fazendo dela mais emocional e saudável”, reiterou.
Em seguida, o segundo momento foi conduzido pela supervisora dos Centros Educa Mais, Raquel Melo, e contou com o professor Antônio Ferro, Distinguished Educator. Na oportunidade eles discutiram Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida.
Segundo o secretário-adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello, as formações são essenciais para a continuidade de um trabalho de excelência. “Tivemos mais de mil professores participando da formação e isso demonstra que quando fornecemos qualificação de qualidade os resultados aparecem. Temos muito orgulho dos nossos professores, gestores e profissionais da educação envolvidos no dia a dia da escola. Sabemos o quanto é fundamental o papel do professor no ambiente escolar”, destacou.
A professora Flor de Liz Marques, do Centro Educa Mais Raimundo João Saldanha em Rosário, pontuou que a formação agregou muito conhecimento. “Conhecer a si próprio é algo essencial para que o indivíduo possa realizar com êxito suas atividades, alcançando, assim, seus objetivos”, concluiu.
No período da tarde, Rogers Mendes, secretário executivo da Seduc, ministrou formação sobre Ensino Remoto e Avaliação da Aprendizagem.
Fonte: Seduc
04/08/2020
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI