25/02/2016 11:26 am

Governo realiza I Encontro dos Formadores de Gestores Escolares

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou na quarta-feira (24), o primeiro encontro de Capacitação dos Formadores de Gestores Escolares, por meio de web conferência, via UemaNet, para 18 Unidades Regionais de Educação (UREs). O objetivo desse primeiro momento foi apresentar a proposta de construção da Rede de Formadores voltada para a gestão escolar do Sistema Estadual de Ensino, na perspectiva democrática e participativa.

Durante o encontro, ficou definido que, nesta ocasião, será realizada a capacitação do grupo de formadores das UREs, que será feita por técnicos da área da Gestão Escolar da Seduc e professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Após passarem pelos encontros formativos, que poderão ser presenciais ou à distância, os formadores, de acordo com suas especificidades, realizarão em cada URE as formações com os gestores escolares. Também foi estabelecido que o cronograma de formações será mensal e a cada tema discutido os gestores serão orientados a desenvolverem práticas na escola relacionadas aos temas das formações.

Em janeiro, 468 gestores eleitos – dentro do Processo Seletivo Democrático para a função de gestão escolar – participaram da formação em suas respectivas Unidades Regionais. A próxima formação será destinada a gestores de todas as Unidades Escolares do Sistema Estadual de Educação.

As ações de formação inicial e continuada de profissionais de educação do Sistema Estadual de Ensino estão contempladas em um dos eixos estruturantes da macropolítica de educação do Programa Escola Digna. Só no primeiro ano de gestão do governador Flávio Dino, foram realizadas mais e 4 mil horas de ações formativas em todas etapas, níveis e modalidades da educação básica, com a participação efetiva dos profissionais do Sistema Estadual de Ensino.

A meta do Governo do Estado é realizar até o final de 2016 um seminário pautado nas experiências construídas nas escolas, apontando a continuidade das formações para o ano seguinte. “O processo de formação continuada dos gestores escolares que estamos instalando no Sistema Estadual de Educação, compreende a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática, buscando a efetivação do direito à educação escolar com qualidade social”, enfatizou a superintendente de Gestão Educacional da Seduc, Patrícia Gomes Leal.

Outro ponto discutido no encontro foi a eleição do colegiado escolar, que será realizada no dia 13 de abril. O colegiado é um órgão constituído de representantes dos diversos segmentos da comunidade – pais, estudantes, professores e demais servidores, objetivando a participação nas decisões da escola, no âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro. Quando reunido, o colegiado emite opiniões, toma decisões, elabora diagnóstico, fiscaliza, apoia, promove e estimula a comunidade escolar.

Secretária adjunta de Educação, Ilma de Fátima, destacou importância da formação continuada